segunda-feira, 20 de março de 2017

O MELHOR DO FUTEBOL É O FACTO DE NÃO SER UMA CIÊNCIA EXACTA

Resultado de imagem para 1ª Liga

Imagem retirada do Google

De facto, o futebol não é uma ciência exacta. A paixão, a beleza, a espectacularidade e a incerteza do resultado nos jogos de futebol, são os ingredientes que o tornam tão atractivo e apaixonante para tantos milhões de seguidores em todo o mundo.

Embora não seja esta a regra, a verdade é que grandes equipas são derrotadas por pequenas equipas, por vezes até de escalões inferiores. Há jogos em que uma grande equipa cria uma dúzia de ocasiões flagrantes para marcar e ganhar o jogo mas a bola, teimosamente, embate estrondosamente meia dúzia de vezes na trave ou no poste da baliza adversária e não entra. Pelo contrário, a equipa mais fraca, remata uma vez à baliza e faz o único golo da partida, o golo da vitória. Uma equipa teve 65/70% de posse de bola, fez mais de duas dezenas de remates à baliza, dominou o adversário mas... não ganhou o jogo. Numa situação destas, se um empate já seria escandaloso, uma derrota representa uma enormíssima frustração.

Mas o futebol é assim mesmo, imprevisível, nem sempre ganham os melhores. O campeonato português é um bom exemplo dessa incerteza nos jogos entre as chamadas equipas grandes e as mais modestas. Disputadas 26 jornadas, o Sporting já perdeu 24 pontos (4 derrotas e 6 empates); o Futebol Clube do Porto 15 (1 derrota e 6 empates) e o Benfica 14 (2 derrotas e 4 empates).

A nove jornadas do fim, a imprensa desportiva só já falava do clássico Benfica/Futebol Clube do Porto como sendo a chave do Campeonato, afirmando que quem ganhar o jogo será campeão. A 26ª jornada veio contrariar, uma vez mais, essa tese, na medida em que tanto o Benfica como o Futebol Clube do Porto podem ser campeões mesmo perdendo o jogo da 27ª jornada, por causa dos possíveis pontos perdidos com as chamadas "equipas pequenas".

Nesta jornada 26, depois de o Benfica ter empatado, sem golos, em Paços de Ferreira, ninguém imaginaria que os azuis e brancos iriam desperdiçar a oportunidade de ultrapassar o rival na tabela classificativa, já que jogava em casa com o Vitória de Setúbal. Pois bem, no final dos 97 minutos de jogo (90+7), o placard  indicava 1-1. O Porto não foi além de um empate e o treinador, no final do encontro, falou em frustração, tristeza e decepção. Imagino! Estava a pensar numa vitória folgada e acabou por empatar e perder mais 2 pontos.

Se tivermos em linha de conta que o Benfica perdeu 2-1 e 1-0 com Marítimo e Vitória de Setúbal e empatou 4 vezes com Vitória de Setúbal, Porto, Boavista e Paços de Ferreira e que o Porto perdeu 2-1 com o Sporting e empatou 6 jogos com Tondela, Vitória de Setúbal, Benfica, Belenenses, Paços de Ferreira e Vitória de Setúbal, facilmente constatamos que o Benfica perdeu 12 pontos em confronto com equipas bem mais modestas e que o Porto também desperdiçou 10 pontos.

Portanto, ninguém é capaz de garantir que Benfica e Porto não vão perder mais pontos nas 8 jornadas que ainda faltam disputar, tanto mais que vão encontrar pela frente equipas com muita necessidade de pontuar, umas para fugirem à despromoção e outras para alcançarem as competições europeias.

Creio que será campeão quem alcançar melhores resultados nos jogos com as equipas "pequenas" mas a luta vai ser intensa e renhida até à última ou penúltima jornada. Deixo-vos o conjunto de jogos que Benfica e Futebol Clube do Porto ainda vão disputar, entre a 27ª e a 34ª jornada:

  1. 27ª Jornada - Benfica/Porto
  2. 28ª Jornada - Moreirense/Benfica e F. C. Porto/Belenenses
  3. 29ª Jornada - Benfica/Marítimo e Sporting Clube de Braga/F. C. Porto
  4. 30ª Jornada - Sporting/Benfica e F. C. Porto/Feirense
  5. 31ª Jornada - Benfica/Estoril e Desportivo de Chaves/F. C. Porto
  6. 32ª Jornada - Rio Ave/Benfica e Marítimo/F. C. Porto
  7. 33ª Jornada - Benfica/Vitória de Guimarães e F. C. Porto/Paços de Ferreira
  8. 34ª Jornada - Boavista/Benfica e Moreirense/F. C. Porto

Perante jogos com um grau de dificuldade tão elevado, quem se atreve a adiantar palpites sobre o seu desfecho ou mesmo sobre quem será o campeão? Até o prognóstico para o grande jogo da 27ª jornada que põe frente a frente os dois velhos rivais e possíveis campeões, é difícil, porque nestes jogos, o resultado é uma verdadeira incógnita.

Lembrar que só o Vitória de Setúbal "roubou" 5 pontos ao Benfica (vitória e empate) e 4 ao Futebol Clube do Porto (2 empates). De realçar ainda que dos 8 jogos que faltam disputar, o Benfica vai jogar 4 em casa e 4 fora e o F. C. Porto 3 em casa e 5 fora.

Que o campeão seja encontrado dentro das quatro linhas, com fair play e confrontos leais, sem interferências nefastas das arbitragens e, se assim for, o campeão será justo e merecedor dos parabéns de todos os verdadeiros desportistas.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, com tudo o que, nos Bastidores, possa ser feito e acontecer, é facto que o chamado Futebol menor, aumentou a sua eficácia e o chamado Futebol maior, diminuiu a sua Eficácia.

Todavia, há uma coisa que deveria continuar a ser feita: As Análises Anti Doping, deveriam regressar, após ou antes dos Jogos.

Além disso, Benfica, Sporting e FCP, têm tendências a entrar nos Jogos com excesso de confiança.

Antigamente, podiam fazer isso, hoje não.

Actualmente, com os meios Tecnológicos que existem e com meios de Informação em todas as Áreas possíveis e imaginárias, tudo é estudado (Refiro-me aos Jogos)em pormenor.

Antigamente, só os chamados grandes Clubes, tinham acesso a tudo isto.

É lógico que, como as coisas se estão a processar e sem Análises AD, qualquer clube dos grandes, ainda vai perder Pontos.
Laranjeiro, 24-03-2017