domingo, 23 de abril de 2017

ARTUR SOARES DIAS - AS MÁS ARBITRAGENS ACONTECEM E TOCAM A TODOS OS ÁRBITROS

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

ARTUR SOARES DIAS é considerado na actualidade um dos melhores árbitros portugueses e tem realizado boas actuações em Portugal e no estrangeiro. Porém, nenhum árbitro está imune às más arbitragens e qualquer um pode ter uma tarde ou uma noite infeliz.

Artur Soares Dias, por ser o melhor entre os melhores, foi escalado, e muito bem, para dirigir o jogo mais importante da 30ª jornada, o sempre fantástico e imprevisível dérbi lisboeta entre os velhos rivais Sporting e Benfica, com o aliciante de o resultado do jogo poder ter influência decisiva no apuramento do campeão nacional.

Pois é, o imprevisível aconteceu. Soares Dias teve uma noite infeliz e a sua actuação ficou manchada com a não marcação de três grandes penalidades, reconhecidas pelos principais analistas e comentadores desportivos da imprensa escrita e falada. Três grandes penalidades! Artur Soares Dias falhou na avaliação da primeira falta merecedora de castigo máximo, falhou na segunda, sabe-se lá porquê e não foi capaz de visualizar e sancionar uma terceira falta, igualmente merecedora da marcação de uma grande penalidade.

Ninguém é perfeito. Um árbitro pode errar. Porém, no caso de Artur Soares Dias, para além de errar, vislumbra-se uma certa sobranceria nas suas actuações que lhe é prejudicial. Transmite também a ideia de alguma arrogância e pavonismo, mais dois defeitos que não o ajudam a ser um bom árbitro. A humildade e a simplicidade, pelo contrário, são virtudes que ajudariam um árbitro a melhor desempenhar a sua difícil missão. O autoritarismo exagerado, é gerador de conflitos pois transmite nervosismo aos atletas, às equipas técnicas e aos adeptos. Controle e autoridade do árbitro dentro das quatro linhas é necessário mas com muita psicologia e moderação.

Face a três erros grosseiros, a arbitragem de Artur Soares Dias no dérbi não pode ser considerada positiva, tanto mais que poderá ter tido influência no resultado, prejudicando neste caso o Benfica que poderia ter alcançado a vitória e somado 3 pontos, aumentando para 5 pontos, a diferença pontual para o segundo classificado, o Futebol Clube do Porto que não foi além de um empate a zero, a jogar em casa contra o Feirense.

Este jogo de ontem entre os dois velhos rivais, veio uma vez mais confirmar toda a hipocrisia existente no mundo do futebol. Os dirigentes do Clube leonino que tanto têm denunciado erros de arbitragem a favor do clube rival, não foram agora capazes de reconhecer os erros de arbitragem que desta vez beneficiaram o Sporting. É vergonhoso o ambiente de constante guerrilha que se vive no futebol português devido à actuação irresponsável dos dirigentes dos diferentes clubes mas especialmente dos três grandes: Benfica, Sporting e Futebol Clube do Porto.

Não há diálogo, insultam-se e acusam-se sistematicamente uns aos outros, andam de costas voltadas e não fazem nada para eliminar as barreiras que os separam. Não havendo diálogo e harmonia entre os principais dirigentes do futebol, será impossível resolver os verdadeiros problemas do futebol português e fazer desta modalidade tão  vibrante e aliciante, um exemplo que dignifique Portugal no mundo.




1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Só tenho pena em não acertar no Euromilhões, porque, tudo o que eu disse no último Comentário que fiz, infelizmente, para o SLB, saiu 100% certo!

Quando vejo uma Pessoa, normalmente, considerada importante e intocável, dizer que confia na Justiça, está a querer condicioná-la.

Efectivamente, não vejo Justiça.

Neste momento, a Desportiva ainda está pior que a outra.

Alguém pode fazer o favor de demitir, através de uma Assembleia Geral Extraordinária, O Senhor que anda a incendiar o Futebol e o Desporto em geral?

Uma coisa é certa: Se não fosse o que ele tem dito e diz, este Jogo era ganho pelos actuais Campeões.

Castigo: Enquanto este Papagaio Louro, estiver a dirigir o SCP, os Sportinguistas, com muita pena minha, vão ter mais quatro de jejum.

Agora, nenhum Arbitro, mesmo que fosse de segunda ou terceira Categoria, fechava os olhos a três Penalties, claros como a Água dos Rios, antigamente.

Justiça desportiva e a todos os níveis, precisa-se.

A Justiça rápida, barata e eficaz é a Base do desenvolvimento de qualquer País.
Laranjeiro, 24-04-2017