Os portugueses seguiram as orientações e aconselhamentos da Direcção Geral de Saúde sobre a utilização e utilidade das máscaras e têm dispensado essa preciosa protecção.
Chega-nos agora a notícia que, por exemplo, a República Checa que ordenou o uso das máscaras logo no dia 12 de Março, tem tido uma percentagem de infectados e mortes bem menor do que em Portugal. Na opinião dos especialistas, essa diferença de mortes e infectados deve-se, efectivamente, ao uso da máscara que, em muitos casos, impede a contaminação e a propagação do vírus.
Estranhamente, em Portugal, as autoridades sanitárias e o Governo desvalorizaram o uso da máscara, dizendo até que não era eficaz, uma atitude infeliz, leviana e irresponsável que deve ter dado origem a milhares de contaminações
É sabido que Portugal não tinha máscaras e que o Governo nada fez ou fez muito pouco, desde que teve conhecimento da pandemia na China para as arranjar, bem como outros equipamentos indispensáveis para combater a pandemia, provavelmente pensando que ela, a pandemia, não chegaria a Portugal.
Numa situação destas, era necessário e obrigatório que as autoridades sanitárias e o Governo falassem a verdade, dizendo que as máscaras eram necessárias e de grande utilidade, devendo ser usadas por quem as pudesse arranjar e até incentivar as pessoas que as não tivessem a fazê-las artesanalmente. Mais, o Governo devia ter providenciado na televisão, em horário nobre, um programa em que explicasse às pessoas como fazer as máscaras e qual o melhor material a utilizar. Se o tivesse feito, teria resolvido o problema das máscaras e evitado a infecção e a morte de muitas pessoas.
1 comentário:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor
Autor,
Efectivamente, o Organismo máximo da Saúde, nunca previu que esta Praga chegasse a todo o Mundo, tão depressa,
Eles convenceram-se que o Corona Vírus, nem sequer iria sair da China.
Como o tiro lhes saiu pela culatra e eles , os grandes, protegem-se uns aos, há que espalhar a Notícia, dizendo que não era preciso usar Máscaras.
A OMS sabia que nenhum País estava preparado.
Assim, Portugal, como não estava nem está preparado, apressou-se a difundir a mesma, falsa, Informação.
Como agora já têm algumas Máscaras, já dizem que se podem usar.
Como eu já disse, O COVID 19, vendo as Fragilidades de Portugal, deu tempo mais que suficiente, para o mesmo se preparar, todavia, não quiseram aproveitá-la.
O mal é que, quem apanha por tabela, é sempre, o mais pequeno, o mais frágil , o mais Pobre.
Depois, há uma grande contradição nas Notícias que difundem.
Laranjeiro, 06-04-2020
Enviar um comentário