sábado, 9 de fevereiro de 2019

A IGREJA TEIMA EM NÃO SE REGENERAR

Resultado de imagem para papa francisco

Ao longo da sua existência, a Igreja tem cometido as maiores barbaridades e, nesse sentido, tem funcionado como um mau exemplo para os católicos mas também para todas as outras religiões.

Estamos a lembrar-nos da Inquisição ou Santo Ofício que era uma Instituição demoníaca, formada pelos tribunais da Igreja Católica Romana que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta. Bastava que alguém fosse acusado, muitas vezes injustamente, por vingança ou por outra qualquer fútil razão e era imediatamente acusado de heresia e sujeito a condenações de excomunhão, tortura, prisão e até condenação à morte, queimado na fogueira.

A Igreja perseguia todos aqueles que professassem ideias e práticas diferentes daquelas que eram reconhecidas como cristãs e, nesse aspecto, a ciência foi muito prejudicada porque a igreja não admitia que homens estudiosos, cientistas, divulgassem as suas descobertas sobre o mundo que, de alguma forma, contrariassem o conhecimento da Igreja.

Por outro lado, o enorme poder da Igreja, especialmente durante todo o período da Idade Média, permitiu ao Clero exercer grande influência sobre a Nobreza e, consequentemente, sobre quem governava, influências que em muitos casos se revelavam negativas e nefastas para os interesses dos respectivos Reinos.

Mas a Igreja não aprendeu com tudo quanto de errado e condenável fez no passado e hoje, continua a ser notícia pelos escândalos assumidos de abuso de menores e utilização de freiras como escravas sexuais.

O Papa Francisco tem lutado, desde o início do seu pontificado, contra o abuso de menores e contra o abuso de freiras, por parte de padres e bispos. Esta prática criminosa, por parte de alguns membros da Igreja Católica, é intolerável, vergonhosa e representa um rude golpe na afirmação e credibilidade da Instituição, ainda que alguns desses clérigos abusadores tenham sido objecto de condenações e expulsos da Igreja.

Em jeito de caricatura, não é nenhum exagero dizer que a Igreja é um lobo disfarçada de cordeiro. Para além de todos os crimes que comete, os seus membros que até fizeram votos de pobreza, castidade e obediência, vivem na luxúria, adoram a vida mundana e quanto a obediência, eles gostam é de mandar.

Está tudo errado com a Igreja. Os seus preceitos fundamentais, foram e continuam a ser, completamente abalroados.


1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Apesar de, antigamente, existirem por parte da Igreja Católica, tantos males e horrores hoje, infelizmente, continuam a existir os mesmos e outros, também, muito graves.

Com isto não quero dizer que está bem nem aprovar os mesmos.

Eles são Primos dos políticos logo, protegem-se uns aos outros.

Espero que sua Santidade o Papa Francisco, ainda tenha tempo de remediar o mal que fez a Igreja moderna, todavia, temo que não seja possível pois ele anda a ser ameaçado.

Parece que os autores destas monstruosidades querem continuar a prevaricar impunemente.

Eu sei como é que isto se curava: Isto tinha um Remédio eficaz se eles fossem submetidos a uma justiça igual à dos Cidadãos comuns mas, com a mesma, feita a sério e não como acontece, por exemplo, em Portugal!
Laranjeiro, 11-02-2019