domingo, 15 de setembro de 2019

MORREU ROBERTO LEAL


Grande Português, grande patriota, orgulhoso do seu País, o qual cantou e deu a conhecer ao mundo inteiro. Um grande exemplo do menino simples, humilde e pobre que aos 11 anos deixou a sua terra natal, Vale da Porca - Macedo de Cavaleiros, juntamente com os Pais e irmãos, à procura de uma vida melhor no imenso Brasil. 

Com cantigas de raiz popular portuguesa, com a sua extraordinária voz e com a sua singular e alegre forma de interpretar em palco, conquistou e apaixonou o povo brasileiro que o brindou com retumbantes sucessos e fez dele um dos artistas mais aclamados e mais solicitados do Brasil.

O seu primeiro grande êxito aconteceu em 1971 com a canção "ARREBITA" e desde então para cá, nunca mais parou de ter grandes sucessos. Vendeu perto de 30 milhões de discos, conquistou 30 discos de ouro, 5 de platina e ganhou mais de 500 troféus. 

António Joaquim Fernandes, o popularíssimo ROBERTO LEAL, era um homem extremamente simples, educado e bondoso.  Ao longo dos seus 67 anos de vida, lutou com denodo e venceu difíceis batalhas. Porém, desta vez, não conseguiu resistir ao tratamento e derrotar o cancro da pele, designado de melanoma ocular que lhe estava a afectar a visão, acabando por falecer esta madrugada, no Hospital Samaritano, em São Paulo, quando tinha ainda tanto para dar aos seus milhões de fãs, em todo o mundo.

Roberto Leal foi um enormíssimo Embaixador de Portugal no Mundo, já que divulgou de forma ímpar, a sua cultura, os seus costumes e as suas tradições, através da música e das canções de raiz popular, tendo dado um importantíssimo contribuído na promoção e prestígio de Portugal.

Portugal, por tudo quanto Roberto Leal fez para o prestigiar, também está de luto e a maioria dos portugueses também sente uma grande tristeza pela sua morte. Não sei o que os governantes pensam acerca do triste acontecimento mas em minha modesta opinião, o Grande ROBERTO LEAL
 merece Honras de Estado.

Pela minha parte, agradeço ao Roberto Leal todos os momentos de felicidade que me proporcionou ao longo da sua carreira com as suas fantásticas interpretações e endereço meus sentidos pêsames a toda a família enlutada. PAZ À SUA ALMA. 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa


Exmo Senhor
Autor,

Pelo que este grande Homem fez, no Brasil e em Portugal, e pela aproximação dos dois Países, merecia ser considerado Herói Nacional e ir para o Panteão.

De facto, poucos ou nenhuns, muito mais importantes que ele, nas suas carreiras e vidas, fizeram tanto pelo País!

Como as coisas mudaram, em sessenta e sete anos!

As dificuldades que se enfrentavam no dele e nosso tempo e o Mundo de facilidades e Comodismo em que se vivem os tempos actuais!!!

A vida é assim, neste Planeta em desespero, não há meio termo. Ou oito ou oitenta.

Como este caso, contam-se poucos, mesmo à escala Global!

Mesmo sendo, por vezes, espezinhado e acusado, nunca entendi bem, de quê e porquê, nunca se esqueceu de Portugal e dos Portugueses.

Era um grande Patriota, em todos os Sentidos.

Paz à sua Alma e, também, as minhas sentidas condolências para a Família enlutada.
Laranjeiro, 16-09-2019