Imagem retirada do Google
Sinceramente, não sei o que pensar. Estou atordoado e confuso relativamente à pandemia "Covid 19" que, tanto quanto se sabe, teve origem na China, na cidade de Wuhan, não se sabendo ainda, ao certo, quais terão sido as causas de tal vírus, tanto mais que as autoridades chinesas não revelam a verdade.
E estou confuso porque não estando a China preparada para combater o vírus, uma vez que não sabia da sua existência, fez um combate rápido e eficaz, tomando todas as medidas necessárias para vencer a pandemia, ao nível da desinfecção e do isolamento social. Fê-lo de tal forma rápida e competente que já anunciou o fim das restrições e a população já começou a retomar a sua vida normal.
Enquanto a China, não estando preparada, combateu com sucesso o coronavírus, evitando o seu alastramento a outras regiões, os países que foram posteriormente infectados, já com a experiência do exemplo chinês, não foram capazes de obter os mesmos níveis de sucesso.
Mas um dos motivos por que também me sinto confuso, tem a ver com o facto de os chineses terem tido disponíveis, desde a primeira hora, todos os equipamentos necessários para protecção dos profissionais de saúde, para protecção da população em geral e para ministrar aos doentes infectados.
Vimos os chineses todos com máscaras, vimos brigadas de homens e mulheres bem protegidos, a desinfectar ruas, transportes, habitações e instituições e vimos ser decretadas medidas de quarentena que foram rigorosamente cumpridas. Pergunto: sendo os chineses apanhados de surpresa pelo coronavírus, como foi possível uma resposta tão rápida, tão eficaz e tão competente, com todo o equipamento necessário disponível? Foram apanhados de surpresa? Sinceramente, não sei o que pensar.
Fiquei confuso porque a grande Europa, o centro da democracia, do saber e da civilização, não sendo apanhada de surpresa, está em grande dificuldade para controlar a propagação do vírus porque não tomou atempadamente as medidas necessárias de isolamento social e porque não possui os equipamentos necessários para protecção dos profissionais de saúde, para a população em geral e para os doentes, nomeadamente, testes, ventiladores, máscaras, desinfectantes e outros.
Mas o meu grau de confusão e até estupefacção aumentou ao constatar que no meio de toda esta tragédia que atingiu o mundo inteiro, é a China que está a facturar milhares e milhares de milhões de dólares e euros com a venda de toda a espécie de equipamentos aos países infectados.
A grande potência económica Chinesa está a retirar grandes dividendos desta grave pandemia, enquanto todos os outros países mergulham em grave crise económica. A guerra económica mundial está a ser ganha pela China e se mantiver este ritmo triunfante, dentro de poucos anos será dona do mundo.
1 comentário:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor
Autor,
De facto, tudo isto dá que pensar!
A China estava preparada? isso leva a muitas interrogações.
Eu sei que a china tem uma Arma que a Europa não tem.
Não China manda o Governo e na Europa manda, dizem, o Povo.
Eu não mando nada mas gostava que, quem nos dirige,tivesse mais um bocadinho de Organização.
Efectivamente e apesar de tudo, o que se passou na China, deixa-nos muitas dúvidas e, também, muitas interrogações.
Os USA, presentemente, já não são a primeira Potência Económica.Há muito tempo que é a China.
Cada vez que o Snr Trump Abre a Boca, a seguir tem que a fechar.
Se os Chineses exigissem, neste momento, o que os USA lhes devem, não sei qual seria o fim do Presidente Americano.
De resto, a China já acordou há muito tempo e foi a Europa que os acordou.
Porque é que a Europa e o Mundo inteiro, não falam, abertamente, que o Vírus teve origem na China?
Não fala o Mundo nem os Nacionais pois quem falar, vai preso.
Não tenhamos ilusões, com uma grande Potência, ninguém se mete e o resto é pura ficção!
Laranjeiro, 27-03-2020
Enviar um comentário