terça-feira, 22 de novembro de 2022

PR, PAR e PM NÃO DEVIAM IR AO QATAR



PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA E PRIMEIRO MINISTRO, JÁ DECLARARAM QUE VÃO VIAJAR PARA O CATAR PARA ASSISTIR AOS JOGOS DA SELECÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL, LEGITIMANDO UM REGIME AUTOCRÁTICO QUE COMETE TODO O TIPO DE VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS.

Bem prega Frei Tomás "Faz o que ele diz não faças o que ele faz". Este provérbio traduz perfeitamente o comportamento cínico e hipócrita dos nossos governantes que apregoam insistentemente e dão a toda a hora lições de moralidade, condenando todas as formas que atentem contra os direitos humanos, mas depois quando chega o momento de darem o exemplo, fazem precisamente o contrário.

É verdade que o actual Campeonato do Mundo de Futebol a decorrer no Catar desde 20 de Novembro, com o jogo inaugural entre o País organizador e o Equador que terminou com a vitória da equipa equatoriana por 2-0, jamais devia ter tido lugar naquele País autocrático, onde os direitos humanos são completamente atropelados em todos os aspectos e onde as mulheres ainda são tratadas como seres inferiores.

O Campeonato do Mundo de Futebol foi atribuído ao Catar a troco de subornos astronómicas para comprar os votos dos membros do Comité Executivo da FIFA e a anuência dos seus responsáveis, pelo menos às figuras mais proeminentes. Houve corrupção a rodos na FIFA para que o Campeonato se esteja a jogar no Catar, fora da época habitual, no início dos campeonatos, quando foi sempre disputado no final das épocas futebolísticas. 

Vem tudo isto a propósito da já anunciada ida ao Catar, do Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Primeiro Ministro, assistir aos três jogos da fase de grupos da Selecção Portuguesa. Ora, as três figuras maiores do Estado, quando têm oportunidade de demonstrar a sua frontal oposição e contestação ao governo autocrático do Catar, põeem-se em bicos de pés e fazem questão de viajar para o Mundial, dizem que para apoiar a Selecção, como se fosse imprescindível a sua presença para a Selecção ter sucesso.

É de facto uma desilusão enorme ter governantes com tão pequena estatura moral. O que eles querem é viajar e passear, quanto mais melhor, à custa do OE e do sacrifício dos portugueses, seja para países democráticos ou antidemocráticos, tanto faz. Na hora de reflectir e decidir sobre estas iniciativas, estes nossos governantes enterram a moral e estão-se marimbando para os direitos humanos.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisba

Exmo Senhor
Autor,

De facto, eu nunca vi tantos Ziguezagues num Governo, como neste!

Continuo à espera, de ver onde é que isto vai parar.

Estes Senhores acham que, por serem tão submissos,tanto para o Governo do Catar como para os Países em geral, obtêm dividendos de qualquer espécie, mas não, só perdem credibilidade.

Eles deviam olhar mais para o País deles. Olhar para o atropelo que se faz com as Mulheres e não só, sem qualquer Castigo.

Efectivamente, o que eles querem é viajar à custa do Zé Pagante.

são muito pequenos, ninguém lhes dá importância.

Eu acho que era melhor deixarem de se pôr em Bicos de Pés, pois têm muitos Telhados de vidro.

Eles sabem que não há nenhum Português que apoie o Sofrimento daquelas Senhoras, bem como, do atropelo em geral, de todos os direitos Humanos.

Infelizmente, o dinheiro falou mais alto, originando muita Corrupção, ao nível da FIFA,UEFA e tudo o que lhe está associado.

Por tudo isto, esta Prova, jamais deveria ser entregue ao Catar.
Laranjeiro, 25-11-2022