sábado, 28 de junho de 2025

CARACOIS - UM PETISCO MUITO APRECIADO PELOS PORTUGUESES!

 


Os portugueses são grandes apreciadores de caracois. Nos meses de Verão há caracois em abundância ao longo de todo o País, confeccionados de forma diferente de região para região.

Pessoalmente, adoro caracois e, para mim, há três coisas que são essenciais e que devem ser levadas à risca por quem confecciona caracois:

1 - LAVAR bem os caracois em várias águas até eliminar toda a sua sugidade e retirar também parte da baba ou muco. Depois, conservá-los em água e só confeccioná-los quando estiverem com a cabeça bem fora da concha.

2 - Dependendo da quantidade de caracois que estão a ser confeccionados, o ALHO é importantíssimo para a sua preparação. Uma boa quantidade de alho, faz toda a diferença no resultado final da confecção, por isso não poupe e adicione uma ou duas cabeçs de alho.

3 - Importantíssimo também na confecção dos caracois, são os OREGÃOS. Estes não podem faltar porque sem eles, os caracois nunca atingirão aquele ponto que nos leva a comentar: "os caracois estão mesmo muito bons". Não exagerar porque o uso excessivo pode resultar num sabor amargo e anular o sabor natural dos caracois.

Depois destas três coisas que são fundamentais, há certamente uma série de pormenores que são utilizados para complementar as receitas das diferentes regiões de Portugal. No meu caso, costumo adicionar uma cebola, um pouco de piripiri e um ou dois caldos knorr. No entanto, eu sei que há também quem adicione pimenta, chouriço, toucinho e até um pouco de azeite. Para mim, quanto mais simples melhor para não se adulterar o sabor natural dos caracois.

Há ainda um pormenor importante que não deve ser descurado. Ao longo da cozedura que não deve ser em excesso para o caracol não ficar mirrado, deve-se ir retirando a baba que vai assomando ao cimo do tacho com uma escumadeira.

Depois de tudo isto, é colocá-los no prato e saboreá-los.

Bom apetite e bom proveito.

Sem comentários: