sábado, 15 de maio de 2010

MORREU O PROF. DR. JOSÉ LUIS SALDANHA SANCHES


O que dizer de homem tão corajoso, íntegro e distinto?

A sua vida fala por si e o seu legado é de tal forma grandioso que não tenho palavras para exprimir o que sinto relativamente à sua incessante luta pela dignificação da vida pública.

Um homem com H grande que nunca se vergou a nenhum dos Poderes instituídos, um verdadeiro campeão contra a corrupção e contra tantos outros desvarios praticados na vida pública portuguesa.

As suas arrojadas intervenções públicas, escritas e faladas, ficam como exemplo e testemunho para todos os portugueses que tenham a coragem de seguir o seu exemplo de enormíssima dignidade de cidadão honrado e impoluto, de antes quebrar que torcer.
Ainda recentemente, sobre o PEC, Saldanha Sanches, escrevia na sua crónica:

“O PEC é a factura que vamos pagar por anos e anos de saque organizado e contínuo dos recursos públicos, por uma vasta quadrilha pluripartidária que vive de comissões, subornos e tráfico de influências. As derrapagens, sempre as derrapagens...”.

E já no leito da morte, Deus ainda lhe deu oportunidade para lançar mais um grito de revolta, naquela que seria a sua última crónica, contra "OS PAPA-REFORMAS", contra aqueles que acumulam reformas mas também contra as Instituições que as concedem, sem qualquer critério ou merecimento, pois muitas delas são usufruídas por "cidadãos bem protegidos pelo sistema, privilegiados e sortudos" que ao todo, não contabilizam mais do que meia dúzia de anos de trabalho, facto que constitui uma afronta para milhões de portugueses que no final de uma vida de trabalho, têm à sua espera uma reforma de miséria, inferior ao ordenado mínimo nacional.

Rendo-me à coragem e verticalidade de um Homem extraordinário que tão prematuramente nos deixou e tanta falta nos faz e presto-lhe a minha mais profunda e sentida homenagem.

Adeus até sempre, SALDANHA SANCHES.

Sem comentários: