terça-feira, 4 de maio de 2010

OS ENERGÚMENOS


Os energúmenos são uma espécie de seres humanos, muito parecidos com os primitivos primatas mas cuja ferocidade, animalidade e irracionalidade é mil vezes superior.

Tais animais, vivem em sociedade, disfarçados de pessoas civilizadas e conseguem convencer muita gente incauta que são realmente criaturas bem comportadas.

Normalmente essa espécie de animais actua em grupo porque uma das suas características principais é a cobardia, já que atacam sempre em grande número, pessoas desprevenidas e indefesas, sejam elas homens, mulheres ou crianças.

Essa escumalha da sociedade actua em qualquer local e tudo lhe serve de pretexto; no entanto, são os acontecimentos desportivos que mais atraem tão inqualificável espécie de gente.

No facebook, youtube ou twitter, anunciam grandes batalhas campais, jurando que é desta vez que vão aniquilar o inimigo. Que grandes guerreiros são esses energúmenos!!! E como eles se vangloriam dos seus feitos, praticando os mais nojentos e hediondos crimes, contra pessoas que não se identificam com o seu clube!!!

Neste último Porto/Benfica, houve de tudo porque esses "valentões" estudam todas as possibilidades de causar mossa nas hostes adversárias, ao pormenor e desde o ataque ao autocarro benfiquista até ao arremesso de centenas de bolas de golfe, isqueiros e telemóveis para dentro do recinto de jogo, tudo aconteceu.

Mas o que mais me chocou, foi o assalto e o ataque a uma viatura em que seguiam duas pacatas cidadãs que iam identificadas com o símbolo do Benfica, as quais foram violentamente maltratadas, física e moralmente, tendo sido arrastadas para fora da sua viatura.

Isto é um crime muito grave, um atentado inadmissível contra a liberdade e a democracia e, como tal, devia merecer uma punição compatível com essa gravidade, sempre sujeita ao cumprimento de uma pena de cadeia, o único local onde tais energúmenos deviam estar.

No entanto, todo o mundo sabe perfeitamente que tais arruaceiros fazem o que fazem porque gozam de uma impunidade chocante e vergonhosa. A justiça não funciona e os agentes da autoridade que deviam tomar conta das ocorrências, estão-se nas tintas, porque no fundo, os tais energúmenos também pertencem ao seu clube.

É lamentável que as autoridades, quem de direito, não faça nada para acabar com a actividade criminosa desta espécie de gente, perfeitamente identificada porque se isso acontecesse, muitas pessoas de bem acorreriam aos espectáculos desportivos, levando consigo os seus filhos.

Tal como as coisas estão, não é possível ir aos estádios em segurança porque a qualquer momento, podemos ser vítimas inocentes desses valentões arruaceiros e criminosos.

Estou a escrever esta crónica com intenção de atingir e denunciar todos os energúmenos que existem por esse País fora, sejam eles vermelhos, azuis, verdes, castanhos ou amarelos.

Aceito que haja rivalidade, que uns tantos fiquem satisfeitos quando o adversário perde. Aceito que se digam umas larachas aos adeptos contrários. Aceito que se brinque com os nossos amigos quando a nossa equipa ganha. Não aceito que uns tantos cretinos pratiquem actos tão vergonhosos e criminosos e que depois a justiça não seja capaz de fazer o que lhe compete: JUSTIÇA.

NOTA FINAL: Não compreendo como é possível permitir que em alguns programas desportivos televisionados, tenham assento comentadores tão odientos e rascas que mais não fazem do que incentivar os energúmenos a fazerem cada vez pior, pois têm a desenvergonhada lata de dizer que noutras alturas e noutros locais já viram bem pior.

Essas estações de televisão não se dão conta do mau exemplo que tal espécie de comentadores, facciosos e doentios pelas cores dos seus clubes, sem estatura ética nem moral, estão a dar ao País e ainda por cima pagos?

Depois queixam-se que os programas não conseguem captar o interesse dos telespectadores. Pudera! Com comentadores tão anti-desportistas e com tanta falta de isenção, seria um grande castigo aturá-los um minuto que seja.

Sem comentários: