sexta-feira, 6 de agosto de 2010

INCÊNDIOS FLORESTAIS NA RÚSSIA



Desde que começaram as medições das temperaturas na Rússia, já lá vão 130 anos que não eram registadas temperaturas tão elevadas. Para se ter uma ideia mais exacta do que está a acontecer, é preciso dizer que as temperaturas médias nesta época do ano na Rússia rondam os 22/23º C e este ano a média alcançou os 37/38º C, o que quer dizer que houve dias com mais de quarenta graus.

Aparentemente, os russos não estavam preparados para enfrentar uma tal calamidade e a verdade é que até ao momento já arderam mais de 700 mil hectares (7.000 Km2!), foram destruídas pelas chamas mais de 2.000 casas, há vários milhares de pessoas desalojadas e já morreram mais de meia centena de pessoas, continuando ainda activos mais de 500 fogos.

Um cidadão russo que estava a ser entrevistado e que ficou sem nada, dizia: "Os bombeiros são poucos e tudo arde sem que apareça ninguém". Esta frase transmite a ideia de que o fogo arde descontrolado, sem aparecerem os meios necessários ao seu combate.

Moscovo encontra-se envolvida em espessa cortina de fumo, obrigando as pessoas a usar máscaras e, ao mesmo tempo, a desviar o tráfego aéreo para outros aeroportos.

De tal forma é dramática a situação que o Governo Russo já autorizou a entrada de meios aéreos estrangeiros para ajudar no combate aos incêndios.

Dados estatísticos dizem que mais de 20% das colheitas de trigo já foram queimadas e como primeira medida, o Governo proibiu a exportação de cereais e seus derivados, colocando em dificuldade todos aqueles Países que importavam cereais da Rússia.

No combate aos fogos florestais, as autoridades russas ficaram uma vez mais muito mal na fotografia e é caso para dizer que esta Rússia já não é a potência de outrora, manifestamente incapaz e sem meios para combater eficazmente os fogos no País.

Embora as condições climatéricas sejam realmente excepcionais, a situação agravou-se porque parece que os fogos não foram combatidos com prontidão e eficácia, facto que levou o Presidente Dmitri Medvedev a destituir quadros e chefias militares.

Esperamos que com a ajuda dos Países que se prontificaram a prestar ajuda seja controlada a situação.

1 comentário:

Unknown disse...

Quadros de dor e destruição provocados pelo fogo.
E que mais nos irá acontecer....
Parece que o medo nos paralisa à espera da nossa vez.