quarta-feira, 25 de agosto de 2010

INCRÍVEL DESRESPEITO PELOS SINAIS DE TRÂNSITO



No Verão, especialmente no mês de Agosto, frequento com alguma regularidade a Praia de Carcavelos. Como vivo na Alta de Lisboa, faço parte do percurso pela estrada marginal, a partir das imediações do Estádio Nacional.

Quem conhece este percurso, sabe que existem sinais de limite de velocidade mas que infelizmente muito poucos automobilistas respeitam. Eu pertenço àquele pequeníssimo número de condutores que respeita os sinais de trânsito e, por esse motivo, já fui inúmeras vezes incomodado por quem acha que os sinais de trânsito devem ser ignorados.

Embora respeite religiosamente os sinais de limite de velocidade, nestas deslocações à praia de Carcavelos, quase sempre me acontece ter que parar em todos os semáforos por causa de gente inconsciente que infringe descarada e impunemente o código de estrada, circulando a uma velocidade não permitida e furando perigosamente por todos os espaços por onde possam ultrapassar.

Já tem acontecido cair o vermelho nos semáforos e eu interrogar-me: mas porquê se eu não ultrapassei o limite de velocidade? De facto não fui eu que provoquei a mudança do sinal verde para vermelho mas foi um daqueles condutores irresponsáveis que ignoram os sinais de trânsito e circulam em excesso de velocidade e que com a maior das latas se imobilizam depois ali ao nosso lado, com cara de arruaceiros atrevidos, meio gozões, bem conscientes da merda que fizeram.
.
Quem lhes seguir o rasto, verificará que logo no próximo sinal de limite de velocidade fazem a mesmíssima coisa e, por vezes, nem sequer param quando o sinal vermelho cai. É realmente impressionante o comportamento desobediente de certos condutores que ainda insultam e ameaçam qualquer um que se atreva a dizer-lhes alguma coisa.

É claro que este procedimento me irrita solenemente uma vez que sou obrigado a parar em todos os semáforos por culpa de pessoas irresponsáveis e sem civismo que não se incomodam com o transtorno e mal-estar que causam aos outros.

Se realmente a Polícia necessita de verbas, a marginal de Cascais é um bom local para "caçar" esses "artistas" do acelarador, pois quem assim desrespeita os sinais de trânsito, não merece contemplações por parte das autoridades policiais.
.
A actuação dos agentes policiais quando tem a ver com autuações a estes figurões atrevidos e mal-educados, dá-me um especial gozo e só tenho pena que não seja possível "apanhá-los" a todos. Se isso fosse possível, haveria mais respeito nas estradas e muito menos sinistralidade.

Sem comentários: