domingo, 17 de março de 2019

PRIMEIRA LIGA - NA FRENTE, TUDO NA MESMA!

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

Realizada a 26ª jornada da Primeira Liga, na frente da classificação tudo continua igual, isto porque Benfica, Porto, Sporting e Braga, levaram de vencida os respectivos adversários. Porto e Sporting jogaram em casa, perante o seu público e derrotaram por 3-0 e 1-0, Marítimo e Santa Clara, respectivamente. Benfica e Braga jogaram em Moreira de Cónegos e Setúbal, contra o Moreirense e o Vitória de Setúbal, vencendo por 4-0 e 1-0, respectivamente.

No que diz respeito ao Benfica, a jornada 26 vinha sendo considerada das mais difíceis para os encarnados, visto que o Moreirense tem sido a equipa sensação desta época futebolística e, com toda a razão, já que na primeira volta até venceu, com toda a justiça, em pleno Estádio da Luz por 3-1. Além disso, o Moreirense ocupa um honroso 6º lugar na classificação, com os mesmos pontos do Vitória de Guimarães que segue no 5º lugar.

O resultado do Benfica em Moreira de Cónegos, vem uma vez mais confirmar que o futebol não é uma ciência exacta e que por via disso, acontece muitas vezes, que jogos considerados difíceis se tornem fáceis e, pelo contrário, jogos considerados fáceis, acabem sendo muito difíceis. Tivemos esse exemplo no jogo anterior referente à 25ª jornada, frente ao Belenenses, o qual terminou empatado a 2 golos, quando aos 70 minutos o Benfica vencia por 2-0. Depois, o Benfica relaxou e o Belenenses aproveitou para fazer o empate, com duas "ofertas" consecutivas de Vlachodimos e Ruben Dias, dois erros clamorosos que não podem acontecer.

No jogo de hoje, os encarnados demonstraram grande competência e fizeram uma boa exibição, não tendo dado ao adversário qualquer chance para tornar o jogo difícil, algo que não aconteceu na primeira volta, numa altura em que a equipa não andava bem, ainda sobre o comando de Rui Vitória.

A vitória do Benfica não sofre contestação. Os golos foram todos legais e não houve penaltis "encomendados". Já a vitória do Porto começou a desenhar-se aos 7 minutos de jogo, com a expulsão de um jogador do Marítimo, numa jogada que se fosse ao contrário, duvido que o árbitro expulsasse o jogador azul. Porém, o Porto passou toda a primeira parte sem inaugurar o marcador e no início da segunda, é assinalada uma grande penalidade para o Porto inaugurar o marcador que segundo a crítica especializada, ela não existe.

Continua a haver clamorosa dualidade de critérios na arbitragem que beneficiam umas equipas e prejudicam outras e essa dualidade mancha a verdade desportiva. Por exemplo, no jogo anterior Benfica/Belenenses, houve três situações de bola no braço, em que pelo menos uma delas seria merecedora da marcação do castigo máximo e isso não aconteceu.

Espero que haja mais homogeneidade nas arbitragens para que seja apurado um campeão justo, seja ele qual for o Clube. O que não podemos é aceitar que nuns casos uma determinada falta seja penalti e, noutros casos, a mesma falta já não seja penalti. É preciso honestidade nas decisões da arbitragem e árbitros isentos e competentes.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, esta temporada, o Campeonato está a ser disputado taco a taco.

Ganha a Taça o Clube que tiver um Presidente mais astuto.

Assim sendo, gostaria de estar enganado no prognóstico mas não deve ser o Glorioso que vai ganhar.

Este Presidente não tem astúcia, bastante, para combater tudo o que se está a passar.

É pena pois,mais uma vez, não deve ganhar o melhor Team.

Também tenho muita pena que a Justiça não queira actuar cumprindo, assim, com o papel que lhe compete, o que não está a acontecer.

Efectivamente, o Futebol cada vez mais, não é uma Ciência exacta.

Aquele Jogo, com o Belenenses, foi um desses casos. Aquilo foi um escândalo!

Já estavam avisados, logo, não deveria ter acontecido.

Agora, até na diferença de Golos, estão a ser apanhados.

Sem disciplina não se faz nada. Se alguém criar uma grande Empresa e não tiver uma boa disciplina aliada ao funcionamento, aos seis Meses de vida, está falida e desfeita!
Laranjeiro, 17-03-2019