Afinal o que é a felicidade? O que é ser feliz?
A palavra felicidade é das mais pronunciadas em todo o mundo porque toda a gente tem esse forte desejo de ser feliz.
Embora o conceito de felicidade não seja igual para todas as religiões, no geral, as pessoas são felizes quando atingem um "estado de perfeita satisfação íntima gozando, ao mesmo tempo, de perfeito equilíbrio físico e psíquico".
Pegando nesta simples definição de felicidade, dá para entender quão difícil é para o ser humano ser feliz na sua plenitude. Ao final do dia, quantas pessoas poderão afirmar com toda a convicção que se encontram nesse tal "estado de perfeita satisfação íntima gozando, ao mesmo tempo, de perfeito equilíbrio físico e psíquico"?
Creio que durante o seu tempo de vida, todo o ser humano terá oportunidade de gozar fogazes momentos felizes e nada mais do que isso.
A avaliar pela vida difícil que ocorre em todos os países do mundo, creio que é improvável encontrar seres humanos totalmente felizes. Creio mesmo que se a felicidade se pudesse avaliar e medir, por exemplo, de -5 a +5, mais de dois terços da humanidade ocuparia a parte negativa e o outro terço não passaria de +2, o que quer dizer que a felicidade é uma utopia e que nenhum ser humano a pode alcançar em toda a sua plenitude.
1 comentário:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor
Autor,
Efectivamente, mesmo que existam ou existissem as três coisas básicas (Saúde, Dinheiro e Amor) Felicidade plena, jamais existiria.
Apenasmente, para os menos ambiciosos, existe a Felicidade plena
Quando um Indivíduo me diz, e eles existem, que é muito Feliz, lembro-me, logo, daquela máxima que diz, que a Soberania está no Povo!
Eu não tenho, nem a parte nem o todo, dessa Soberania.
É lógico, racional e intuitivo que, sem Saúde e sem Dinheiro, esses momentos são, pelo contrário, muito mais infelizes e raros.
Laranjeiro, 01-07-2020
Enviar um comentário