sábado, 8 de julho de 2023

Um texto brilhante de LUIZ VAZ DE CAMÕES

 


LUIZ VAZ DE CAMÕES, o maior génio da história da literatura portuguesa, foi também o expoente máximo da honradez, do carácter e do patriotismo. Ele foi e continua a ser, nos nossos dias, sem sombra de dúvida, o arquétipo maior das pessoas de bem.

O texto que segue, da sua autoria, para além de brilhante, é elucidativo da dimensão ética e moral de Luiz Vaz de Camões, um Homem com H grande, culto, íntegro e incorruptível.

O autor de “Os Lusíadas”, uma obra literária notável, de dimensão universal, devia ser seguido e imitado pelos governantes portugueses e sociedade em geral, pois se tal acontecesse, teríamos resolvido um dos maiores cancros instalados na vida pública portuguesa, a CORRUPÇÃO, a qual é responsável pela delapidação do erário público e pela situação de miséria em que vive uma grande percentagem dos trabalhadores portugueses.

Deliciem-se com esse texto.

Não irei ao Paço. Nunca. As minhas mãos são de dádiva, não de esmola. Não me curvo. Só baixo a cabeça para ver a folha onde escrevo. Guardem a pensão. Não a quero. Não irei ao Paço. Façam-me o favor de perceber que não quero favores. O favor com que mais se acende o engenho não se paga. Não me vendo. Pagarei o preço de não ter preço. Levem-me tudo, que nunca nada me tirarão. Nenhuma dor é maior do que a minha pena. Os sinos dobrarão. A mim não”. (Luiz Vaz de Camões)

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, se Nós não tivéssemos o velho complexo de sermos menos que os outros, esta Publicação de Luís Vaz de Camões, "Os Lusíadas" já teria sido vendida em Todo o Mundo, aos Milhares e Milhões!

Assim, acho que que continua a ser pouco mais que caseira, e, consequentemente, desconhecida.

Efectivamente, no Mundo inteiro, não deve haver um Homem e um Livro igual a este.

Este Homem era grande em tudo, até no sofrimento que lhe causaram!

Camões, devido à sua Honestidade, sofreu tanto que até na Máquina de Tortura onde esticavam as Pessoas, até à Morte, o colocaram. Puseram-no a andar de Muletas, até
que morreu.

Mesmo assim, como diz este, maravilhoso Texto, nunca se vergou perante nada nem ninguém.
A sua Publicação, dava para escrever dez ou vinte vezes mais, mas, por aqui, me fico.
Laranjeiro, 10-07-2023