sábado, 24 de junho de 2023

EXTRAVAGÂNCIAS IMORAIS E TRÁGICAS


O homem arrisca muitas vezes a vida em extravagâncias fúteis mas muito dispendiosas e, por vezes, muito trágicas. O que leva o ser humano a ser tão displicente com a sua própria vida e, ao mesmo tempo, dispôr-se a pagar verdadeiras fortunas para participar nessas extravagâncias tão fúteis e trágicas?

Só tenho uma interpretação para tal loucura: Essas pessoas, porque têm poder económico e são vaidosas, para dar satisfação ao seu ego, querem dar nas vistas, sobressair e ser notícia mundial.

Essas pessoas podiam dar nas vistas e contribuir com esse dinheiro tão mal empregue, para ajudar a minimizar a imensa miséria humana com que se confronta o nosso planeta. Infelizmente essa gente só pensa em alimentar o seu ego, estando-se nas tintas para a miséria que atinge centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

A recente tragédia que ocorreu a bordo do submarino Titan, da empresa OceanGate que fazia viagens turísticas até aos destroços do Titanic, é um exemplo das extravagâncias a que me refiro. O seu custo por pessoa é de várias centenas de milhar de euros para fazer uma viagem arriscada às profundezas do mar com o objectivo de ver os destroços de um navio que naufragou à 111 anos.

O que podem ver essas pessoas extravagantes na escuridão das profundezas do mar e em que é que essa perigosa aventura contribui para o avanço civilizacional e para a felicidade da espécie humana? 

Nada! Absolutamente nada.

Porém, estas perigosas extravagâncias, para além de serem extremamente dispendiosas, perigosas e trágicas, são também uma terrível afronta a tanta miséria humana que devia servir para fazer meditar e envergonhar a humanidade.

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa.

Exmo Senhor
Autor,

Perante os factos narrados na sua Publicação, ainda há muita Gente que não acredita que há alguma coisa, sobrenatural, que nos governa e controla tudo isto.

De facto, existe. Isto não aconteceu por acaso!
O problema é que muitas mais coisas estão e vão acontecer.

Como é possível, com tanta Miséria no Mundo, e que aumenta todos os Dias, haver Pessoas, só porque têm muitos Milhões, gozarem com o Criador!

A vaidade destes indivíduos, era tanta que nem sequer quiseram ou permitiram que o Submarino fosse Certificado e tivesse Revisões periódicas!

Consideravam-se os donos do Mundo!

E se estes Senhores, com tanto, em relação aos outros Milhões que não conseguem comer uma Refeição/Dia, os ajudassem?

E se estes Cavalheiros, oferecessem uns Biliões à Ucrânia, para ela se defender da Invasão, Barbara, que o Putin, sem qualquer motivo e razão, lhe impôs?

Assim, o Snr, todo Poderoso, iria perdoá-los!

Perante o que fizeram, não há perdão possível.
Laranjeiro, 25-06-2023

Manuel Carmo Meirelles disse...

Meu bom amigo
Partilho e acredito totalmente naquilo que escreveu. Estas coisas acontecem e vão continuar a acontecer, porque o homem, por si só, não é capaz de ser justo, preferindo trilhar caminhos ímpios em vez de praticar o bem. Neste caso, perante crimes tão desumanos, que não podem ficar impunes, uma vez que o homem não actua, o Criador é obrigado a intervir. São lições enormes do Criador que o homem devia aprender mas infelizmente caem todas em saco roto. A propósito deste tema, recordo aqui uma velha frase de sua autoria e repetida inúmeras vezes: "O Mundo vai acabar em exclamações!!!". De facto, à medida que avançamos, em vez de assistirmos a uma melhor civilização, deparamos com a sua total degradação, ao ponto de também eu dizer que "O Mundo está a ficar completamente ao contrário". Abraço forte.