domingo, 9 de junho de 2024

O ELDORADO DE UM DEPUTADO EUROPEU!!!


Voto para as eleições europeias desde que Portugal entrou para a CEE em 1986 mas nunca tinha pensado ou sequer imaginado o verdadeiro eldorado que representa o lugar de deputado europeu. Agora que me interessei e me informei acerca do assunto, começo a perceber o motivo de tantas dificuldades e zangas nas direcções dos partidos aquando da feitura das listas e a respectiva escolha dos concorrentes.

Devido à extraordinária remuneração, o lugar de deputado europeu é uma das metas mais ambicionadas pelos dirigentes dos diferentes partidos e agora que tenho conhecimento desse facto, não me admira que haja tanta disputa nos partidos pelos lugares de deputados europeus.

Deixo-vos aqui alguns dados sobre a remuneração mensal  dos felizardos que são eleitos para representar os respectivos Países no Parlamento Europeu.

=========

Desde Julho de 2023, o salário bruto mensal de um deputado ao PE é de 10.075,42 euros. Após deduções de impostos e seguros a nível europeu, este valor líquido é de aproximadamente 7.853,89 euros.

Mas além do salário, os eurodeputados têm direito ainda às seguintes regalias:

1 - Subsídio de despesas gerais: 4950 euros por mês para cobrir despesas de escritório, como computadores, telefones, organização de conferências, etc.

2 - Subsídio diário de presença: 320 euros por dia de trabalho oficial em Bruxelas ou Estrasburgo para cobrir despesas de alojamento e refeições.

3 - Reembolso de despesas de viagens: Cobertura dos custos efectivos de viagem, com a tarifa máxima equivalente à classe executiva para viagens de avião e primeira classe para viagens de comboio. Para viagens de carro, são pagos 0,53 € por km, além de subsídios fixos baseados na distância e duração da viagem.

4 - Subsídio de transição: Ao final do mandato, os deputados têm direito a um subsídio de transição equivalente a um mês de salário por cada ano de mandato, até um máximo de dois anos.

5 - Pensão de aposentação: A partir dos 63 anos, os eurodeputados têm direito a uma pensão correspondente a 3,5% do salário por cada ano de mandato, até um máximo de 70% do vencimento.

6 - Outras regalias: Os deputados também têm direito ao reembolso de dois terços das despesas de saúde, uso de gabinetes equipados em Bruxelas e Estrasburgo e acesso a viaturas oficiais do Parlamento Europeu.

No total, incluindo salários e subsídios, os rendimentos de um eurodeputado podem atingir cerca de 250 mil euros por ano, somando aproximadamente 1,2 milhões de euros durante um mandato de cinco anos.

=========

Não admira que os políticos das diferentes forças partidárias se esgadenhem para conseguir garantir um lugar no Parlamento Europeu. Em 5 anos, a maioria ganhará aquilo que provavelmente não ganharia em toda a sua vida de trabalho.

O Parlamento Europeu é, sem dúvida, o eldorado daqueles políticos que conseguem garantir pelo menos um mandato, mas há muitos que conseguem ser reeleitos por mais de dois ou três mandatos.

Sem comentários: