Terminou a fase de grupos do Campeonato Europeu de Futebol Feminino e Portugal ficou em último lugar no Grupo B, cotando-se como a equipa mais fraca.
Nos três jogos realizados, Portugal foi copiosamente derrotado pela Espanha 6-0, empatou milagrosamente com a Itália 1-1, com um golo de sorte, já que a jogadora portuguesa não fez menção de chutar à baliza, foi a bola que lhe bateu no pé e no ressalto, acabou por entrar e no terceiro jogo do grupo, a Bélgica acabou por vencer por 2-1, tal como já havia feito no Funchal qundo venceu Portugal por 3-0, acabando por ser despromovida à Liga B.
De facto, em função dos resultados no Grupo B, Portugal cotou-se como a equipa mais fraca tendo marcado apenas 2 golos e sofrido 8, enquanto a Itália marcou 3 e sofreu 4 e a Bélgica marcou 4 e sofreu 8. Já a Espanha, a vencedora do grupo com três vitórias, marcou 14 golos e sofreu apenas 3.
Há muita descordenação em campo das jogadoras lusitanas e no confronto directo com as adversárias, raramente levam a melhor. Há uma tremenda falta de velocidade e, por vezes, complicam o que é fácil, não passando a bola ao primeiro toque e errando muitas vezes o passe. Por vezes, em jogadas perigosas de contra-ataque, com a equipa toda balançada no ataque, a jogadora que transporta a bola, porque não se desfez dela em tempo oportuna, acaba por ser desarmada e provocar situações de perigo para a sua baliza e, por vezes, até golos.
Os resultados negativos contrastam com um discurso vitorioso das jogadoras e do seleccionador que de facto não condizem com os resultados e que, por isso mesmo, deveria haver um pouco mais de humildade e realismo nas declarações que se fazem.
Há sempre uma ou outra jogadora que anda a mais no rectângulo de jogo, completameente à margem do jogo e, inexplicavelmente, não há por parte do banco uma reacção, no sentido de substituir essas unidades e quando o fazem, é já tardiamente.
Há muitos valores a despontar nas equipas portuguesas que devem ser seguidos e aproveitados para valorizar a Selecção. A Selecção é o lugar das melhores jogadoras e não há lugares cativos.
Que esta participação no Campeonato Europeu de Futebol tenha servido para tirar algumas ilacções que possam ser úteis no futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário