sexta-feira, 1 de outubro de 2010

OCULTAR A VERDADEIRA IDENTIDADE É COVARDIA


A INTERNET É UM ÓPTIMO REFÚGIO PARA OS COVARDES

A covardia é uma característica comum a uma grande percentagem da humanidade. Por covardia, o homem comete os mais hediondos crimes e patrocina as mais infames injustiças. A pusilaminidade acompanha o homem desde as origens e é responsável, em grande parte, pela adulteração do seu carácter.

Nas coisas que dependem dele, do homem, individualmente, é impossível a alguém evitar esses actos covardes. Porém, que a sociedade permita a exteriorização desses actos quando os podia evitar, já me custa a aceitar tal altruismo.

Mas vamos direitos ao objectivo desta mensagem: Não me parece ética e moralmente correcto que uma boa parte dos utilizadores da Internet escrevam, comentem e opinem, sobre anonimato. Toda a gente tem o direito de elogiar ou criticar, mas em termos que não ofendam a dignidade de ninguém, devidamente identificados e assumindo de corpo inteiro o que dizem.

Não é isso que eu constato, infelizmente. Vejo diariamente coisas vergonhosas na Internet, escritas sobre anonimato. Os seus autores não têm coragem de mostar a cara (leia-se, de se identificar) e, por isso mesmo, actuam de rosto tapado, sinal evidente que têm plena noção das poucas-vergonhas que escrevem.

Porque se permite a utilização da Internet sob anonimato? Porque se autoriza a actuação de gente covarde que só escreve o que escreve, porque sabe que não vai ser identificada?

A Internet é um meio poderoso que mal utilizada pode destruir uma qualquer pessoa de bem e já causou grandes tragédias. Quem escreve tem que assumir a responsabilidade dos seus actos e, para isso, é necessário que esteja devidamente identificado.

A Internet precisa de regras muito claras, o mais urgente possível que salvaguardem a honra e a dignidade de qualquer cidadão e garanta que o autor de ofensas graves não ficará impune.

Sem comentários: