terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO - INÚTEIS E DESNECESSÁRIAS



Imagem retirada do Google

Confesso que ao fim de 40 anos de actividade das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), constituídas por deputados das diferentes forças políticas com assento no Parlamento, me sinto inquietado e desgostoso com o péssimo serviço que têm prestado ao País e aos portugueses.
 
O que se passa com as Comissões Parlamentares de Inquérito é das coisas mais aborrecidas e inúteis deste País, uma absoluta perda de tempo, um fait divers, se nos lembrarmos que as conclusões a que invariavelmente chegam, não resultam de uma vontade colectiva empenhada no apuramento da verdade, mas antes da preocupação de desculpabilizar as pessoas ou entidades envolvidas, consoante a família política a que pertencem. Falando mais claro: se os inquéritos são direccionados a pessoas ou entidades de uma determinada área política, os elementos da Comissão que lhe são afectos, saem em sua defesa, contrariando e procurando desvalorizar os factos e a argumentação dos opositores. Nestas circunstâncias, o resultado dos inquéritos da CPI,  acaba sempre vergonhosamente inconsequente e  inquinado.
 
As audições feitas aos implicados nos inquéritos, constituem uma excelente oportunidade para os mesmos se "limparem" omitindo e mentindo sobre os factos, com uma desfaçatez impressionante que até envergonha e faz corar as pessoas de bem que vêem e ouvem tais barbaridades, com o apoio e a cumplicidade de uma parte dos elementos da Comissão. É uma verdadeira palhaçada. De um lado os que pretendem esclarecer os factos e do outro os que apenas pretendem sonegá-los. Desta nefasta dicotomia resulta uma comédia hilariante própria para ser apresentada num qualquer programa de humor mas completamente inapropriada para ser transmitida aos portugueses como uma peça intelectualmente  séria, porque parte dos intervenientes escamotearam a verdade em defesa dos seus próprios interesses. 
 
São ali ouvidas, em liberdade, pessoas que deviam estar na prisão pelos graves crimes económicos que cometeram e em consequência dos quais, milhares de famílias portuguesas ficaram completamente arruinadas. Pois essas pessoas chegam à CPI com ar descontraído e sorridentes, para depois, em tom de gozo, dizerem o que lhes apetece, negando os factos  e mentindo descaradamente. Essas pessoas são tratadas com uma cordialidade que não merecem e os seus crimes deviam ser investigados exclusivamente pelo Ministério Público, para depois serem julgados, condenados e, finalmente, metidos na cadeia, o local apropriado para pessoas que tanto mal fizeram ao País e aos portugueses.

Eu sei que os 230 deputados da Assembleia da República e as dezenas de assessores, secretárias e demais funcionários, têm que fazer alguma coisa, mas brincar às comissões é esbanjar tempo e dinheiro e uma total falta de respeito pelos portugueses. Em minha opinião, essas pessoas, uma vez que não desempenham com responsabilidade e isenção o seu papel nas Comissões, seriam mais rentáveis e mais úteis ao País se não fizessem absolutamente nada.

Comissões Parlamentares de Inquérito? Não, obrigado.
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Há muito que tenho, também, esta opinião.

Além dos Milhões de Euros, gastos com estes Inquéritos, pagos por todos nós e que não nos levam a lado nenhum, ainda nos gozam, por cima!

Isto está feito para se protegerem uns aos outros.

Quem está no Poder, cria as condições e os alicerces, para quando deixar o mesmo.

É assim, desde o vinte e cinco de Abril.

Mas, o que mais me irrita, é a cara de satisfação, que eles fazem, quando lhes fazem as Perguntas e eles respondem com aquele ar de total superioridade e impunidade!
Laranjeiro, 11-02-2015