sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ACABEM COM OS NÚMEROS DE TELEFONE PRIVADOS E O ANONIMATO NAS REDES SOCIAIS



Imagem retirada do Google
Há muito que deixei de atender telefones privados, fui muitas vezes importunado por gente covarde da pior espécie que usa abusivamente o número de telefone das pessoas para fazer ameaças, ligar às 3/4 horas da madrugada ou então, simplesmente, marcar o número e ficar em silêncio, delirando de gozo, ouvindo a voz do outro lado repetir: estou sim, quem fala?
 
Como em tudo na vida, quem não deve não teme. Se não for para esconder algo, qual é o interesse de adquirir e utilizar um número de telefone privado? 

Em minha opinião, um número de telefone privado pode servir de meio para praticar as mais diversas patifarias mas creio que quem o utiliza tem como primeiro objectivo, esconder a verdadeira identidade e, ao mesmo tempo, impedir que as pessoas com quem fala o possam contactar.

Terá uma pessoa de bem e cidadão exemplar necessidade de se esconder atrás de um número de telefone privado? Claro que não. Esses números privados são utilizados por aqueles que praticam os actos descritos no primeiro parágrafo e muitos outros, gente da pior espécie que se esconde no anonimato de um número de telefone privado para exteriorizar comportamentos depravados e criminosos que não seriam capazes de realizar através de um telefone que os identificasse.
 
Existem no nosso País leis perigosamente desadequadas à realidade dos nossos dias e esta é uma delas. Hoje, mais do que nunca, é necessário que as pessoas se identifiquem. Não pode haver dúvidas quanto à identificação das pessoas com quem falamos. A lei portuguesa deve proibir os números de telefone privados.

Há uma outra coisa sobre o uso dos números de telefone privados que deve ser denunciada porque não devia ser possível que determinadas empresas a operar em Portugal contactem os clientes através de números de telefone privados! A lei não devia autorizar esta prática. O cliente tem que saber com quem fala e em caso de necessidade tem que ter acesso ao telefone do funcionário que o contactou.

Quem de direito, tem que pôr cobro aos números de telefone privados, pelas razões expostas e muitas outras e, pelos mesmos motivos, proibir a utilização das redes sociais a gente que sob a capa do anonimato diz e escreve disparates que não seria capaz de concretizar com a sua verdadeira identificação.

Há muitas coisas negativas neste País porque as leis são muito permissivas e as autoridades estão pouco atentas e não fazem nada para as alterar.

Oxalá sejam tomadas medidas sobre a matéria abordada o mais breve possível.



 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Que eu tenha conhecimento, o Organismo que deveria controlar esta pouca vergonha, é um Regulador que se chama ANACOM!

Também existe, que eu saiba, a Secretaria de Estado para a Defesa do Consumidor.

Com uns Números, massacram e incomodam o pacato Cidadão e com outros, até conseguem tirar as Televisões do Vermelho, tudo à custa, sempre, dos mesmos!

Ouvi dizer que Portugal é o País com as Leis mais avançadas da Europa.

Só é pena que não sejam cumpridas e, quando são, é contra nós!
Laranjeiro, 10-02-2015