Foto do autor do Blogue
O Conto do Vigairo é tão antigo como a humanidade. A arte de enganar faz parte dos genes do ser humano. No mundo vivem muitos milhões de pessoas que vivem da vigarice, lá está, da arte de enganar. Não fico minimamente admirado com as notícias que todos os dias são difundidas pela comunicação social acerca das trapaças e das vigarices do ser humano.
O que realmente me incomoda é que o "Conto do Vigairo" entre em nossas casas através do canal de televisão pública, que seria suposto estar ao serviço e na defesa dos cidadãos. Como é possível permitir a propaganda, mesmo que paga, de produtos que não correspondem, em qualidade, àquilo que é apresentado na televisão?
Há dias, enganado pela publicidade mentirosa que passa na RTP 1 sobre uma tal tesoura "Super Cut", telefonei para o número indicado e encomendei-a. Passados dois ou três dias recebi um SMS da Empresa(?) a informar-me que a entrega iria ter lugar no dia 25 de Julho. Nessa data, fiquei todo o dia em casa mas a encomenda não chegou. Passaram-se vários dias sem que me fosse comunicado o motivo de tal incumprimento e no dia 2 de Agosto, a dita encomenda chegou.
Ao tomar contacto com o objecto, nem queria acreditar no que via! Uma espécie de tesoura, apenas com uma lâmina tipo xzato, da parte de cima. Ainda cheguei a pensar que faltariam peças mas depressa cheguei à conclusão que a tesoura era mesmo assim. Estava junto dos meus netos e começámos todos a rir como doidos porque a tesoura não cortava nada do que era anunciado na televisão, veja-se o que é dito e depois exemplificado de uma forma que só pode ser vigarice:
"Super-cut são 3 ferramentas numa só: tesoura de precisão, alicate e x-ato.
Corta absolutamente tudo. Desde o mais duro ao mais delicado: metal, plástico, cartão, borracha, cabos, madeira, alimentos... Super-cut faz tudo, bricolage caseira, cozinha, manualidades, trabalhos em casa..."
"Super-cut são 3 ferramentas numa só: tesoura de precisão, alicate e x-ato.
Corta absolutamente tudo. Desde o mais duro ao mais delicado: metal, plástico, cartão, borracha, cabos, madeira, alimentos... Super-cut faz tudo, bricolage caseira, cozinha, manualidades, trabalhos em casa..."
Paguei cerca de 30 euros e concluí imediatamente que fui vigarizado. Uma tesoura equipada com uma única lâmina igual à de um vulgar xzato, não pode efectuar os cortes nos materiais rijos que são apresentados na televisão, uma vez que até tem dificuldade em cortar uma simples cenoura.
Esses senhores da televisão estão a colaborar com os charlatões e os vigaristas porque os produtos ao serem publicitados na televisão, uma empresa do estado, levam as pessoas a pensar que os produtos têm qualidade e na verdade, não têm.
Ao longo da vida, todas as pessoas são vítimas, pelo menos uma vez, do "Conto do Vigairo". Mas neste caso, o que está mal e leva muita gente ao engano, é o facto de os produtos serem manipulados nos écrans da televisão, fazendo crer que é tudo real e lamentavelmente, os responsáveis da RTP colaboram nessa farsa e são também responsáveis pelo engano das pessoas.
Tenho ouvido queixas sobre outros produtos que são publicitados na televisão, a pessoas que também caíram no "Conto do Vigairo", e, nesse sentido, lamento que a Administração da RTP permita que haja empresas a fazer fortunas à custa de enganar as pessoas.
Este País tem que levar uma volta muito grande!
1 comentário:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor
Autor,
De facto, este Cantinho, continua a ter os Travões muito desafinados.
Está tudo em Roda livre.
Cada um faz o que quer, os Governos e as Instituições, não nos defendem.
Por eu saber que não temos defesa, só compro nas Lojas.
Tenho que ver primeiro. Mesmo assim, sou enganado.
Efectivamente, se quem de direito, cumprisse com a função que lhe cabe, nós, tendo as Pensões, Reformas e Ordenados, mais baixos da Europa, não poderíamos, nunca, pagar preços por bens e serviços que só quem ganha acima da média, pode pagar.
Eu pergunto, ainda: Porque razão, as Chamadas de Valor acrescentado, as tais Chamadas que tiraram RTP, SIC e TVI, financeiramente, do vermelho, passaram de 60Cêntimos+Iva, para 1Euro+Iva?, ou seja, um aumento de mais de 66%?
Estes Indivíduos não dão nada a ninguém, o Zé é que paga.
Exmo Senhor Autor, por aqui me fico, com muita pena de não ser possível escrever e desmascarar tudo. É tanta coisa!!
Laranjeiro, 31-08-2018
Enviar um comentário