A primeira edição da Liga das Nações foi brilhantemente conquistada pela Selecção das Quinas que afastou na meia final a Suíça, por 3-1 e depois, na final, com a Holanda, um golo bastou para conquistar a taça.
Desta vez, Cristiano Ronaldo não resolveu, mas estava lá Gonçalo Guedes que aproveitou bem um passe magistral de Bernardo Silva e desferiu um potente remate que só parou no fundo das malhas da baliza à guarda de Cillessen que nada pôde fazer.
No jogo da final, Portugal fez esquecer a fraca exibição da meia final contra a Suíça, onde esteve uns furos abaixo do seu real valor e o resultado de 3-1, é até um pouco injusto porque o adversário foi valoroso, tendo construído diversas jogadas de muito perigo que só não resultaram em golo porque não era o seu dia de sorte. Ainda bem que isso aconteceu para Portugal poder passar à final e vencer a competição.
Mas Portugal esteve melhor porque o Seleccionador Nacional, reconhecendo que a equipa não esteve bem no jogo com a Suíça, fez algumas alterações que a tornaram mais forte e mais segura. No meio campo saiu Ruben Neves e entrou William Carvalho e no ataque, João Félix deu lugar a Gonçalo Guedes. A alteração na defesa foi forçada, devido à lesão de Pepe, entrando para o seu lugar José Fonte que esteve bem, juntamente com Ruben Dias que até foi eleito o "melhor jogador", Raphael Guerreiro e Nelson Semedo.
Esta melhoria da equipa, permitiu que Portugal se superiorizasse à Holanda, tendo criado diversas situações de golo que não foram concretizadas, acabando por vencer o jogo pelo resultado mínimo, graças ao remate vitorioso de Gonçalo Guedes, aos 60 minutos.
Portugal não marca muitos golos mas também não os sofre. É difícil marcar golos à Selecção Portuguesa. No Euro 2016, Portugal também venceu a final com um único golo de Eder, já quase no final da partida.
Portugal tem, actualmente, grandes jogadores, alguns deles a actuar em grandes Clubes europeus. A Selecção tem obrigação de demonstrar em campo a grande valia desses atletas. Caso tal não se venha a verificar, a responsabilidade será do treinador.
1 comentário:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor
Autor
Segundo os Críticos de Futebol, este foi, talvez, o melhor Jogo que a Selecção, até hoje, realizou.
Na Partida com a Suiça, mais uma vez, jogaram mal.
Ele teve todos os ingredientes que, em Alta Competição, devem existir
Teve o tal pressing, boa defesa, bom Ataque e bom contra Ataque
A jogarem assim, com a qualidade que têm, vão longe.
Só houve um senão: O melhor do Mundo, foi injustiçado.
Ele deveria ser o melhor Jogador da Liga e o melhor Marcador.
Nunca se sabe o que, nos Bastidores, se passou. Esta classificação pode ter-lhe custado mais uma Bola de Ouro e nós já temos pouco, muito pouco.
Parabéns, muitos, à Selecção e a todos os que contribuíram, pouco ou muito, para este final Feliz!
Felicitações, também, para o Exmo Senhor Autor deste Blogue por explicar o que se passou, melhor que muitos Comentadores de Futebol.
Laranjeiro, 11-06-2019
Enviar um comentário