Imagem retirada do Google
A Taça de Portugal é uma competição de características únicas, não só porque nela participam clubes de todos os escalões do futebol português mas também porque as eliminatórias são a uma mão, não havendo hipótese de rectificar um mau resultado que tenha acontecido numa tarde ou noite de muito azar.
A festa da Taça serve, essencialmente, para os clubes mais modestos saírem do anonimato, especialmente quando lhes calham clubes grandes em sorteio, na qualidade de visitados.
Actualmente, todos os clubes treinam com grande profissionalismo em todos os escalões do nosso futebol e já não acontecem aqueles jogos em que os grandes ganhavam com grandes goleadas.
Na terceira eliminatória em que entraram os clubes da I Liga, sete equipas já foram eliminadas, em confronto com clubes menores do Campeonato de Portugal e da II Liga. O Sporting, por exemplo, foi eliminado pelo Alverca e o Vitória de Guimarães pelo Sintra Football, ambos do Campeonato de Portugal, equivalente à 3ª divisão. O Portimonense, o Tondela, o Boavista e o Aves, foram afastados por equipas da II liga e o Marítimo tombou perante a aguerrida equipa do Beira Mar que milita no Campeonato de Portugal.
Continua a haver tomba gigantes e, nesta 3ª eliminatória, o Alverca foi a equipa sensação, ao eliminar o Sporting com grande brilhantismo, por duas bolas a zero.
O futebol português tem evoluído bastante e a prova disso, é precisamente a réplica que os clubes mais modestos evidenciam em confronto com os grandes. Há também bons treinadores em todos os escalões para quem o futebol já não tem segredos e, por haver tantos e tão bons, muitos emigram para outros países e conseguem obter bastante sucesso.
Talvez seja possível que dentro de alguns anos, as nossas principais equipas comecem a obter melhores resultados a nível internacional, compatíveis com o valor dos nossos atletas.
1 comentário:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor
Autor,
Efectivamente, na vida, tudo evoluí, só que, às vezes é para pior.
Já no Futebol, é para melhor.
Acabaram-se aqueles resultados da Década de 60 do Século passado, do Benfica, aos Domingos.
De facto, não havia nenhum Domingo que o Carrasco (SLB) de qualquer Clube, não desse 4,5 ou 6 a 0!!!
Actualmente, se não jogar com muita determinação, empenho e vontade, em vez de os dar, leva-os!
Naquele tempo, havia mais Futebol e menos Política.
Nesses tempos áureos, os Clubes, normalmente, também não queriam ganhar na Secretaria.
Nesse tempo, ainda, o Árbitro é que, por vezes, dava uma Mãozinha, agora é, também, o VAR.
Eu ainda não entendi para que serve aquela, sofisticada, Tecnologia, por um lado mas, por outro, já percebi.
Enfim, é muito bom que o nosso Futebol se continue a desenvolver mas, mesmo assim e infelizmente, fica muito aquém do Estrangeiro!
Laranjeiro, 22-10-2019
Enviar um comentário