quinta-feira, 5 de novembro de 2020

RUI PINTO - HERÓI OU VILÃO?


Sobre o pirata informático Rui Pinto, tenho ouvido e lido as mais díspares opiniões. Para uns é um autêntico herói porque foi capaz de piratear uma grande quantidade de informação sobre gigantescos esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro, a qual está agora nas mãos das autoridades judiciais para responsabilizar e incriminar os seus autores. Para outros não passa de um criminoso que entrou ilegalmente nos sistemas informáticos de pessoas e instituições para roubar informação.

Muita gente argumenta que aos grandes corruptos deste País nada lhes acontece e que o Rui Pinto devia ser perdoado e libertado, sugerindo ainda alguns que devia ser aproveitado pela PJ para ajudar a combater a corrupção em Portugal.

Pois bem, um dos grandes males deste povo, é a grande facilidade com que mistura alhos com bogalhos. Todos os criminosos deste País, e são muitos, deviam ser julgados e condenados. E mais, serem-lhes confiscados todos os bens que adquiriram de forma ilícita e criminosa. É um problema gravíssimo da justiça portuguesa que infelizmente não cumpre com isenção e rigor a sua nobre função de fazer justiça.

O povo português está talhado para gostar de criminosos e dos próprios ladrões que o tem roubado descaradamente ao longo do tempo. Veja-se o que se passou com Isaltino, Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras, Sócrates, Vara, Portas, Loureiro, Zeinal Baba e companhia, etc. O grande problema é que as pessoas não são verdadeiramente independentes, emitem opiniões em função das suas convicções religiosas, políticas ou clubísticas e, por via disso, transformam um criminoso num herói, não percebendo que o hacker Rui Pinto é um indivíduo capaz de piratear as suas contas bancárias e deixá-las reduzidas a zero e retirar dos seus computadores informação sigilosa que pode destruir as vias de qualquer pessoa. Se as pessoas que aplaudem dos seus "feitos" tivessem sido vítimas dos seus crimes, com toda a certeza que não teriam a mesma opinião.

Aliás, Rui Pinto só entregou a informação pirateada porque as coisas lhe correram mal. Tentou extorquir um milhão à Doyen e começou por fornecer ao FCP a informação sigilosa pirateada ao Benfica. Só depois de ter sido emitido um mandato de captura internacional com a nossa PJ no seu encalço, foi possível detê-lo em Budapeste, na Hungria, tendo sido apreendido na ocasião, diverso material informático. 

A extorsão era o negócio dele. Com informação tão comprometedora nas mãos, facilmente obteria das vítimas milhões para que a mesma não fosse divulgada. No caso Isabel dos Santos, quanto ela não pagaria para abafar toda aquela informação que acabou por aniquilá-la! As coisas precipitaram-se e os seus objectivos foram por água abaixo, encontrando-se neste momento a contas com a justiça. 

Para mim, Rui Pinto é um criminoso. Ele só teria a minha compreensão se tivesse, por iniciativa própria, entregue todo o material pirateado ao Ministério Público, acautelando sempre uma cópia para poder provar que fez essas denúncias no caso de a justiça portuguesa não actuar. Assim, tal como as coisas se passaram, não posso concordar com aqueles que fazem tábua rasa acerca dos gravíssimos crimes que cometeu, mas respeito a opinião de cada um sem recorrer a adjectivações ordinárias impróprias de pessoas de bem.

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exma Senhor
Autor,

Sobre o Perito em Informática, Snr Rui Pinto, concordo com umas coisas e não concordo com outras.

Por exemplo, gostava de saber porque é que as Violações que ele fez, em vários domínios, só foram parar ao SLB e à Filha do Ex-Presidente de Angola?

Também gostava de saber porque é que, os Milhões de Euros, de formas variadas, e sem pagarem um Cêntimo de Impostos,que foram e continuam a ir lá para fora, não são investigadas?

Ou seja, Os nossos Políticos têm, todos, tanta vontade de combater a Corrupção, como eu tenho, sobretudo agora, de ir parar ao Hospital.

Neste aspecto, os Espanhóis foram mais inteligentes que nós.
A custa deste Herói, Vilão e, quanto mim, ilegalmente, obrigaram o Snr Cristiano Ronaldo, segundo ele disse, mais uma vez, a pagar Milhões de Euros de Impostos.

Nós só continuamos a ser dos maiores, na Corrupção.
Laranjeiro, 06-11-2020



Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Continuação do Comentário Anterior:

Já quanto ao caso de este Snr, com as suas habilidades Informáticas, extorquir Dinheiro à Doyen e outra Entidades, não posso concordar.

Descobrir os Canais da Corrupção e detectar os seus Autores, é uma coisa, e valer-se da sua esperteza para chantagear as Pessoas e as Empresas, é outra bem diferente.
Laranjeiro, 06-11-2020