segunda-feira, 10 de maio de 2021

FELIZ ANIVERSÁRIO


Esta foto já tem 60 anos! É obra! Como o tempo  se esgota tão depressa!

Olá Tio, muitos parabéns pela passagem de mais um aniversário e que ainda possas festejar muitos mais, com saúde física e mental, pois só dessa forma poderá valer a pena viver.

Não sei se 10 de Maio é mesmo o dia do teu nascimento porque naquele tempo, quase ninguém era registado na data exacta do nascimento, pelo facto de os progenitores terem que se deslocar à Conservatória da Vila de Carrazeda de Ansiães. Normalmente, as pessoas só iam nos dias em que havia feira e esta só se realizava de 10 em 10 dias (10, 20 e 30 de cada mês). Eu, por exemplo, nasci a 23 de Julho e só me registaram a 7 de Agosto. O Adelino nasceu a 11 de Novembro e só foi registado a 6 de Janeiro. No meu caso, o signo não foi alterado, mas o do Adelino foi. Para os progenitores tanto lhes fazia registar no dia como um mês depois, o que eles não queriam era pagar multas pelo atraso no registo.

Eu estava convencido que  fazias 78 ou 79 anos mas afinal já fazes 9 ao quadrado. Para a época em que nasci, 81 anos já era uma bonita idade mas presentemente, para o actual nível médio de vida, há a expectativa de se poder pertencer ao número dos vivos por mais 15 ou 20 anos.

Sinceramente, durante os anos da minha juventude, pensava que não ia viver tantos anos mas na realidade, actualmente, muita gente chega aos 90, 95 e 100 ou mais anos e, por isso mesmo, Portugal tem uma grande percentagem da sua população envelhecida, com mais de70/80 anos.

É claro que a morte não escolhe idades e qualquer dia pode ser o nosso dia. Também é verdade que ninguém, no seu perfeito juízo e gozando de saúde q.b., quer morrer, porque mal por mal, é preferível estar num mundo que já conhecemos do que enfrentar o desconhecido. No entanto, no que me diz respeito, embora a minha actual filosofia de vida seja viver um dia de cada vez, estou preparado e sem medo da morte, desde que ela seja breve e sem sofrimento.

Mas olha a prosa que eu para aqui andei a debitar no dia do teu aniversário! Isto não faz sentido nenhum mas olha, foi o que saiu num improviso de última hora.

Feliz aniversário meu estimado tio. Recebe um forte abraço de parabéns.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Estimado, Sobrinho,

Como eu disse no primeiro Comentário o qual parece não ter chegado aí, o Amável Cartão de Aniversário, que tiveste a gentileza de me enviar, levar-me-ia a escrever muita coisa e eu não posso.

De facto, assim é. Como eu não sou nenhuma excepção, a minha Data de Nascimento também não é a Data de Registo.

Efectivamente, nem toda a gente tem a sorte de comemorar 9 Anos ao quadrado.

Alguns, mesmo com tantas e novas Tecnologias, nem sequer lá chegam.

Eu,por exemplo, já não devia cá estar, tal é a incompetência, apesar do que, diáriamente, apregoam, do SNS.

Afinal, poucas Pessoas, têm a capacidade de Resistir a um Problema de Saúde que vai completar quatro Anos de vida, em Junho do corrente Ano!!

Por mim, acho que é muita falta de interesse por parte de muita gente.

Realmente, a esta Situação, na minha opinião, não se chama viver mas sim vegetar! É uma vergonha, o que se passa neste País!!

Mais uma vez, o meu muito obrigado, pela agradável Surpresa que me deste.

Espero que recebas este Comentário.
Laranjeiro, 10-05-2021