terça-feira, 28 de setembro de 2021

SONDAGENS VERGONHOSAMENTE ENGANADORAS

O que se tem visto ao nível das sondagens é muito mau, decepcionante. As empresas resonsáveis pelas sondagens deviam ser absolutamente independentes e isentas, pois só assim teriam credibilidade as suas projecões antecipadas relativas a qualquer evento político.

Porém. na prática isso não acontece, uma vez que as pessoas que fazem os trabalhos de campo e as respectivas avaliações são, normalmente, figuras proeminentes pertencentes aos partidos políticos, os quais, na hora de tratar correctamente o material que recolheram, acabam por ser tendenciosos, bneficiando o partido A, em detrimento do partido B.

Só assim se compreende que determinadas sondagens tenham começado por atribuir uma maioria absoluta ao candidato do PS à Câmara de Lisboa, quarenta e tal por cento e apenas 26 ou 28 por cento à coligação do PSD. Numa segunda sondagem, continuavam a dar uma vitória folgada a Fernando Medina e na sexta feira, dois dias antes da ida às urnas a sondagem da Católica ainda dava 38% a Medina e 28% a Moedas.

Sinceramente, custa-me imenso compreender como é que na véspera da votação se atribui uma vitória tão expressiva a uma candidatura que acaba por sair derrotada no final da longa noite eleitoral.

É no mínimo estranha esta situação, tanto mais que os grandes equívocos das sondagens, são sempre em prejuízo das forças de centro direita e, na minha óptica, estas manobras de falta de isenção e profissionalismo, terão como objectivo, desmoralizar as hostes adversárias, levando muitas pessoas a desinteressar-se, pelo facto de haver uma tão grande diferença.

Estou contentíssimo com a vitória do Engº Carlos Moedas porque o actual presidente, para além de prepotente e mal educado, não possui capacidade para governar a capital do País e nestes seis anos de reinado fez uma série de asneiras que o seu sucessor vai ter que corrigir.

Fez-se justiça em Lisboa,em Coimbra e até no Funchal, nada tendo valido ao António Costa as imensas promessas que fez e o apoio pessoal que deu aos autarcas concorrentes.

Eu tenho esperança que o que se passou nestas autárquicas tenha continuação nas próximas legislativas e que o PS sofra uma imensa derrota em benefício das forças de direita porque com as esquerdas a governar o País, o futuro seria cada vez mais incerto e difícil.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, o que se passou, mais uma vez, com as Sondagens, foi uma vergonha!!

Tudo isto é encomendado.

É, exactamente, para condicionar as Pessoas.

Exemplo: O Engenheiro Carlos Moedas, só tem 10% de intenções de Voto, logo, não interessa votar nele porque vai perder.

Isto chama-se uma coisa que, agora, não vou dizer.

A maior Bofetada que eles levaram, PSD incluído, foi a Vitória do Dr Santana Lopes!!

Efectivamente, com tantas trapalhadas e tanta arrogância, se eles ganhassem Lisboa , Figueira da Foz, Coimbra e outra Câmaras, alguma coisa estava muito mal.

Agora, eu pergunto: Alguém vai ser responsável pelas Sondagens que fizeram?
Não, claro que não. Na Esquerda nunca ninguém tem culpa e nunca há responsáveis. A Culpa é sempre dos outros e do Governo anterior.

Laranjeiro, 30-09-2021.