quarta-feira, 27 de outubro de 2021

FIM DE LINHA PARA O APROVEITADOR-MOR



Em 2015, António Costa e o Partido Socialista foram derrotados nas eleições legislativas pelo Partido Social Democrata, liderado por Passos Coelho. Mas não obstante ter saído derrotado do combate das legislativas, o chico-espertíssimo secretário geral do PS, astuciosamente, vislumbrando que o PS em conjunto com as forças de extrema esquerda podia formar uma maioria na Assembleia da República, não exitou em encetar negociações imediatas nesse sentido, burrifando-se para a tradição democrática que até então tinha vigorado e que tinha sido respeitada, permitindo que o partido vencedor indigitasse o primeiro ministro e governasse em minoria, com entendimentos duradoiros ou ocasionais na Assembleia da República.

António Costa não respeita nada nem ninguém quando se propõe alcançar determinados objectivos. Contra a opinião de muitos camaradas do PS, avançou com um acordo parlamentar com bloquistas e comunistas, uma linha vermelha que o fundador do PS nunca pisou, mantendo sempre à distância, os partidos da extrema esquerda.

Com este acordo tripartido, que foi apelidado de "Geringonça", António Costa conseguia transformar uma derrota em vitória e tornar-se no primeiro ministro de Portugal, uma das suas principais ambições. Mas com este acordo, também conseguiu encostar os parceiros da geringonça às cordas, tendo tirado proveito dessa circunstância em todas as eleições realizadas (legislativas e autárquicas), roubando votos aos dois partidos e quase cinquenta por cento das câmaras aos comunistas. A continuar a coligação, os dois partidos da extrema esquerda continuariam a perder relevância política e a servir exclusivamente os interesses do Partido Socialista.

Ao longo de todo o debate sobre o orçamento, António Costa continuou arrogante, provocador, descarado e mentiroso, como fez ao longo da sua governação, continuando a atribuir as cultas da crise e da troika a Paços Coelho, omitindo o nome do verdadeiro culpado, aquele indivíduo louco chamado José Sócrates, secretário geral do Partido Socialista e primeiro ministro.

Hoje, dia 27 de Outubro de 2021,  os parceiros da geringonça resolveram libertar-se das amarras do governo socialista, com estrondo, nem sequer permitindo que o orçamento passasse à fase seguinte com a sua abstenção, eles votaram contra, acompanhando todos os outros partidos, PSD, Chega, CDS, IL e Livre.

Hoje, António Costa saiu da Assembleia da República de rabo entre as pernas, cabisbaixo e com a arrogância colada na sola dos sapatos. Eu previ este desfecho porque um indivíduo que é possuidor de fraco carácter, arrogante e mentiroso não merecia um melhor fim. 

A derrocada está a aproximar-se. Em pouco tempo, Costa teve duas grandes derrotas: autárquicas e chumbo do orçamento, com a consequente queda do governo e realização de eleições antecipadas. Mas o pior ainda está a caminho, o PS vai ser o partido da geringonça mais penalizado e António Costa vai sair derrotado e provavelmente ver irremediavelmente adiados ou irrealizáveis alguns dos objectivos que pretendia alcançar.

Por mim, estou contente e aliviado por vê-lo fora de cena.

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, este Senhor, nunca ganhou nada. Ou lhe ofereceram o Poder ou ele, com a sua ambição, sem escrúpulos, nem princípios, ficou com o que, a outros, pertencia.

Ele, está de tal maneira, agarrado ao bem bom que deveria demitir-se na hora mas,continua como se nada tivesse acontecido, agarrado aos privilégios, sem fim, que ele e os outros têm.

Quando ele diz, até à exaustão e sem qualquer contestação, que devolveu os rendimentos às Famílias, faz-me rir, quando eu próprio estou a viver essa, descarada
mentira.

Gostava de saber o que é que o nosso Amigo, RR, anda a fazer.

Não anda a fazer nada, mais, ainda por cima, o tem ajudado em deliberações cozinhadas na AR, que prejudicam a Democracia e a Liberdade das Instituições.

Ele também deveria dizer ao Senhor Dr António Costa, porque é que o Dr Passos Coelho quis ir além da TROIKA. Nunca disse nada. Calou-se muito bem calado, ele e os outros.

Também gostava de saber porque é que o Snr PR, disse centenas de vezes, que queria estabilidade governativa? não há estabilidade Governativa, de Barriga vazia.

A estabilidade governativa é só para quem tem a barriga cheia.

Eu não vou ganhar nada com isto mas gostei, também, deste desfecho.
Laranjeiro, 28-10-2021

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa


Segundo Comentário.

Exmo Senhor
Autor,

Sendo a Cigarra muito Superior, políticamente, que a Formiga e, neste contexto, o melhor é o PCP, muito me admira que o mesmo só haja percebido, agora, que o descalabro total se deveu, unicamente , ao seu contributo para a Geringonça, em que só o PS ganhou!!!

O PCP e o BE, só viram, passados seis Anos, que o PS nunca cumpriu com o que prometeu!?

não consigo entendê-los.

E, por acaso, o País, nestes , quase seis Anos, cresceu alguma coisa, em relação aos restantes Países?? Não. Aliás, em finais do ano de 2022, vai ser o último da tabela.

Neste contexto, o que é que a Oposição tem feito e continua a fazer? porque é que não denunciam estas, diárias, mentiras?

Tradução:

Cigarra=Esquerda=destruição
Formiga=Direita=construção
Laranjeiro, 29-10-2021