sexta-feira, 6 de outubro de 2023

O FUTEBOL PORTUGUÊS DE CLUBES, É INOFENSIVO A NÍVEL EUROPEU


Actualmente, todos os clubes da Europa que participam nas cmpetições europeias, rezam para que lhes caia em sorte uma equipa portuguesa nos seus grupos.

De facto, o futebol português é tão inofensivo e fofinho que, mesmo em confronto com equipas da sua igualha ou mesmo inferiores, acaba por não alcançar resultados positivos.

E as causas principais desse fracasso são essencialmente a falta de agressividade, a falta de objectividade, a falta de eficácia nos lances divididos e, de uma maneira geral, a falta de velocidade. Enquanto os adversários jogam para a frente, com agressividade e velocidade, as equipas portuguesas jogam para o lado e para trás, criando muitas vezes dificuldades inesperadas ao guarda redes, a quem passam a bola  em situações de aperto. Assim, é muito difícil que as equipas portuguesas tenham sucesso nas competições europeias.

Nós vemos os jogos e constatamos que os nossos adversários lutam até à exaustão pela posse da bola, usando uma agressividade quase a descambar para a agressão, enquanto os nossos atletas se passeiam pelo campo, chegando tarde aos lances, dando chances demasiadas ao adversário.

Mas será que os treinadores e equipas técnicas não vêem a mesma coisa que nós vemos? A continuar assim, o futebol português irá perder cada vez mais importância e credibilidade a nível europeu e mundial.

Não adianta ter excelente matéria prima se não se souber utilizar e tirar dela o melhor rendimento.

Sem comentários: