quarta-feira, 12 de março de 2025

PORQUE HÁ FALTA DE ÁGUA EM PORTUGAL?

 

Este Inverno tem sido muito generoso relativamente à queda de água da chuva. Mas nos invernos anteriores também choveu o suficiente para garantir autosuficiencia às necessidades do País.

Então porque é que ouvimos todos os anos as mesmas queixas relativamente à falta de àgua?

E porque motivo algumas barragens e albufeiras chegam a caudais tão insuficientes, pondo em risco o abastecimento das populações das suas áreas?

A resposta é simples e directa: A culpa é dos sucessivos governantes que ano após ano, de forma irresponsável, não criaram estruturas de retenção da água da chuva, aproveitando as condições existentes ao longo do País, nos muitos rios e ribeiras.

É quase criminoso ouvir, ano após ano, os governantes queixarem-se da falta de água, permitindo que a preciosa água da chuva que cai em solo portugês ao longo do ano, corra directamente para o mar.

Portugal é um País pequeno com apenas 214 km de largura e 561 de comprimento.  Não é compreensível que continue a não haver estruturas de transvase das barragens e albufeiras que têm a sua capacidade esgotada para outras que se encontrem em situação de carência.

Na verdade, temos tido fracos governantes, péssimos na defesa dos superiores interesses do País mas muito bons a zelar pelos seus próprios interesses.

Os nossos governantes não sentem vergonha por haver falta de água num País onde chove com tanta abundância todos os anos? Sinceramente, os portugueses têm sido vítimas da incompetência e da irresponsabilidade de políticos e governantes.

E, pelos vistos, parece não haver dirigentes capazes de poder alterar esta situação.

Sem comentários: