quinta-feira, 18 de setembro de 2025

A CANDIDATURA DE ANDRÉ VENTURA DEITOU POR TERRA A ELEIÇÃO DO ALMIRANTE GOUVEIA E MELO!


O Almirante Gouveia e Melo já teve sondagens que adiantavam a possibilidade de poder ser eleito à primeira volta, como o oitavo Presidente da República da era democrática.

Porém, o Almirante não soube cultivar essa vantagem, essencialmente por causa das declarações que foi fazendo ao longo do tempo e até pelas personalidades que escolheu para integrarem a sua candidatura. Mas o erro maior de Gouveia e Melo foi ter traçado linhas vermelhas relativamente ao Chega, de modo gratuito, porque não era necessário entrar por esse caminho, visto ser um candidato independente sem qualquer ligação partidária. 

André Ventura que não tinha intenção de apresentar qualquer candidatura em nome do Chega e tinha intenção de aconselhar os apoiantes e militantes a votar na candidatura do Almirante, visto que o considerava uma personalidade competente e capaz de abraçar muitas das causas que o Chega reclama e quer ver realizadas em Portugal. Porém, no último Conselho Nacional decidiu dar a palavra aos militantes sobre se devia ou não candidatar-se à Presidência da República, ao mesmo tempo que fazia duras críticas ao Almirante pela forma como se tem referido ao partido e ao seu Presidente, terminando afirmando que o Chega jamais lhe dará o seu apoio. 

Chegados a este ponto, quem deve estar a rir de contentamento é António José Seguro, porque só através da divisão da direita poderá almejar uma passagem à segunda volta e não tenho qualquer dúvida que a entrada em cena de André Ventura beneficia mais Seguro do que Marques Mendes e, claro, neste jogo político, fica seriamente comprometida a passagem do Almirante à segunda volta.

Então quem vai à segunda volta? Segundo o raciocínio que venho fazendo, André Ventura irá à segunda volta com a primeira ou a segunda melhor votação e não indo o Almirante, Seguro está em melhor posição para lá chegar.

Posto isto, quem será então o oitavo Presidente da República Portuguesa? André Ventura não será provavelmente, mas será sem qualquer dúvida o candidato que disputar com ele a segunda volta, porque todos os partidos se vão unir para derrotar André Ventura.

Então André Ventura sairá derrotado e frustrado deste acto eleitoral? De forma nenhuma, porque a intenção do Presidente do Chega foi passar à segunda volta, segurar o seu eleitorado e, por outro lado, condicionar a eleição de Gouveia e Melo, todos sabendo que o que ele pretende é ser Primeiro Ministro.

Se isto acontecer, André Ventura cantará vitória e o seu partido dará mais uma demonstração da sua enorme força e da sua capacidade de levar por diante muitas das soluções que preconiza para Portugal.

Por sua vez, os adversários de Ventura, vão com toda a certeza alterar comportamentos e começar a lidar com ele de forma mais séria e respeitosa, atribbuindo-lhe o valor que indubitavelmente tem.

Sem comentários: