quinta-feira, 27 de novembro de 2025

O MELHOR SERIA ANDRÉ VENTURA E GOUVEIA E MELO NA SEGUNDA VOLTA

Não obstante reconhecer que o Almirante Gouveia e Melo na sua caminhada como candidato à Presidência da República deu alguns tiros nos pés, continuo a nutrir por ele algum respeito e consideração e, nesse sentido, gostaria que fosse à segunda volta com André Ventura.

Esta minha posição tem a ver com o facto de querer que André Ventura vença a primeira volta, algo que me parece ser possível. No entanto, tenho a certeza que qualquer um dos outros candidatos que acompanhe o líder do Chega à segunda volta terá a eleição garantida porque, à excepção dos eleitores do Chega, todos os outros votarão contra André Ventura.

É neste cenário que gostaria que o Almirante Gouveia e Melo passasse à segunda volta com André Ventura, porque para mim, não sendo eleito o líder do Chega, ficaria satisfeito com a eleição do Almirante, na medida em que me parece um homem de carácter,  íntegro, competente, independente e sem rabos de palha e esse é o tipo de presidente da república que Portugal necessita. Não sendo possível a eleição de André Ventura que seja Gouveia e Melo.

Mas como atrás referi, Gouveia e Melo cometeu alguns erros crassos, desde logo a escolha do seu mandatário. Sendo uma personagem independente, fora dos partidos, escolher Rui Rio para seu mandatário foi muito mau, uma péssima escolha, não havia necessidade. Depois, aceitar na Comissão de Honra, pessoas como Isaltino Morais, também não foi bom e retirou credibilidade à sua campanha.

Por outro lado, Gouveia e Melo também devia ter gerido de forma mais inteligente e cordata a sua relação com o Chega. Ao traçar linhas vermelhas, imitando as forças da esquerda e da extrema esquerda, criou alguns anticorpos relativamente aos eleitores do Chega e isso só o prejudica.

Não falo em Cotrim de Figueiredo porque me parece não ter possibilidades de alcançar um resultado que lhe permita seguir para a segunda volta, porque se fosse possível, preferia Cotrim em vez de Gouveia e Melo. Dos restantes candidatos, uns do Sistema e outros da extrema esquerda, não gostaria de ver nenhum na presidência da república. Já tivemos exemlos suficientes: Mário Soares, Cavaco, Sampaio e finalmente Marcelo Rebelo de Sousa, uma desilusão completa. De todos os presidentes, salvou a honra da presidência o General Ramalho Eanes, um homem íntegro e com carácter, que nos deixou fortes exemplos de altruismo e honradez.

Sinceramente, nesta eleição só votarei em André Ventura que é um homem que luta contra o Sistema e tem dado múltiplos exemplos sobre esse seu desígnio e no caso de Ventura falhar a passagem à segunda volta, então votaria no Almirante Gouveia e Melo que também me parece um homem fora do Sistema e que é capaz de ajudar a disciplinar este País. 

O pior que pode acontecer nesta eleição, é Marques Mendes ou António José Seguro passarem à segunda volta porque se isso acontecer qualquer um deles ganha contra André Ventura. São pessoas do Sistema, do politicamente correcto, dos partidos e dos intresses instalados. Portugal precisa de um presidente que rompa com o Sistema e ajude a combater o compadrio, o amiguismo, o nepotismo e todo o tipo de corrupção.

Oxalá issso aconteça.

Sem comentários: