sábado, 27 de dezembro de 2008

Se não é economia de esforço, o que será?

Olho para o comportamento dos jogadores do Benfica em campo e fico com a amarga sensação que a maioria dos atletas está em economia de esforço, como se o jogo em que participam tivesse uma duração de quatro ou cinco horas, uma verdadeira maratona, em vez de apenas noventa minutos, divididos em duas partes de quarenta e cinco cada.
Vejo-os calmos, tranquilos, movimentando-se devagar e perdendo lances em disputa com os adversários por falta de atitude, concentração, garra e raça benfiquista.
É por isso que, adversários menos cotados lhes fazem a vida negra e lhes causam enormes amargos de boca, obtendo resultados positivos não previstos e que redundaram no afastamento precoce da equipa da Taça Uefa, da Taça de Portugal e são a causa de um enorme esbanjamento de pontos na Liga Sagres que impede a equipa de liderar a classificação com oito ou dez pontos de vantagem sobre os seus mais directos perseguidores.
Os jogadores do Benfica têm de compreender que o jogo se inicia no minuto zero, com o apito do árbitro e só tem a duração de noventa minutos, mais os descontos que o juiz da partida entender necessários, para compensar as interrupções ocorridas. Os atletas devem empenhar-se totalmente no jogo e dar o máximo que puderem em cada lance disputado, do primeiro ao último segundo, tendo em conta que não adianta depois de o jogo acabar, confessar que podia ter feito melhor, que foi infeliz no lance tal e que o árbitro não viu uma falta cometida sobre si dentro da grande área, etc, etc, etc.
É durante o tempo útil de jogo que cada jogador deve dar tudo quanto tem, deixar a pele em campo, se for preciso, de forma a poder afirmar com toda a convicção, no final, que não podia fazer melhor.
Há equipas na I Liga cujos orçamentos são inferiores ao vencimento anual de um único jogador do Benfica! E fazem um figurão! Lutam até à exaustão e defendem as cores dos clubes que representam com enorme brio e determinação. Em campo, não se notam as abissais diferenças de ordenado e, por vezes, como já tem acontecido esta época, os adversários jogam até com mais acerto.
No tempo do Benfica Campeão Europeu e devorador de títulos nacionais, a equipa entrava em campo a todo o gás e ia para cima do adversário sem dó nem piedade, ganhando os jogos nos primeiros vinte, trinta minutos.
Na actualidade, este Benfica, anda os primeiros vinte, trinta minutos para se encontrar, o que raramente acontece, acabando normalmente perdido no rectângulo de jogo.
O Benfica é uma Instituição de dimensão planetária, com uma História fantástica, construída ao longo de mais de um século de existência, por atletas brilhantes que integraram as suas fileiras e souberam honrar a camisola, a sua grandeza e esses seus feitos gloriosos.
O SLB precisa de atletas que tenham a noção exacta da sua grandeza, dispostos a honrar a sua camisola, física e psicologicamente muito fortes, sem medo de enfrentar qualquer adversário a nível mundial, por mais temível e poderoso que seja.
Procurem esses atletas. Eles existem.

Sem comentários: