sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MEU DEUS, QUANTA CRUELDADE!!!




Hoje, quando me encaminhava para as instalações da Colectividade de que sou Presidente da Direcção, deparei com um grupo de cinco indivíduos junto à entrada de uma garagem emparedada que posicionados em círculo e de pé, gargalhavam e proferiam um chorrilho de obscenidades.

Perante aquele bizarro quadro, nenhum transeunte ficaria indiferente e eu também não fiquei. De uma forma simplista, associei aquele comportamento a alguém que estaria sob o efeito de qualquer tipo de droga e provavelmente não me enganei.

O que eu jamais poderia imaginar, era que os indivíduos pudessem estar a cometer uma tão grande crueldade com uma ave inofensiva e indefesa. O que aqueles jovens, com idades entre os 15/17 anos, estavam a fazer, não dá para acreditar. Enquanto um agarrava um pombo pela cabeça, um outro queimava-lhe as penas com a ajuda de um isqueiro. E era com este espectáculo macabro e cruel que aquele conjunto de indivíduos, sem coração e sem pingo de vergonha, despejava a sua maldade e se divertia.

Quem pratica uma acção desta natureza contra uma ave inofensiva e indefesa, é bem capaz de fazer o mesmo a uma pessoa ou a qualquer outro animal.

Este conjunto de inconscientes, provavelmente também pertence ao grupo que parte os vidros dos abrigos das paragens dos autocarros, que incendeia os contentores do lixo, que viola as caixas do correio, que corta árvores, que suja os prédios, que utiliza táxis e depois sova e assalta os motoristas, que encomenda pisas para moradas que não lhes pertencem e depois rouba e agride o pobre do empregado, que assalta velhinhos indefesos e tantas outros crimes que diariamente vitimam tantos cidadãos inocentes e indefesos.

Meu Deus! Por onde andam os valores que meus pais e avós me transmitiram e que eu procurei também incutir nos meus filhos e netos? Será que já ninguém, nos dias de hoje, tem capacidade para distinguir o bem do mal? Será que o mal está, irremediavelmente, a levar a melhor sobre o bem?

Muitas destas coisas acontecem porque as autoridades não intervêm quando devem intervir e depois, este tipo de gente, porque goza de completa impunidade, sente que pode actuar quando, onde e como lhe apetecer. Não há justiça.

Assim, será muito difícil construir um País e um Mundo melhor.

2 comentários:

Rayane disse...

Olha meu amigo,hoje em dia estas coisas infelizmente acontece o tempo td,gostei muito dessa matéria
priorizei a importancia que deras aos animais e a moral individual do ser,sim as vezes tb acho que o mal esta vencendo figurativamente o bem..E como diria o pensandor *O q me importa naum é o grito dos maus e sim o silencio dos bons.
Temos q lutar,gritar,pregar os valores morar esquecidos,ou isso substituidos por esse mundo capitalista,apesar de ter 17 anos consigo ver isso claramente,por gentileza pode ma add Rayane_138@hotmail.com preciso esclarecer minha idéias e ideais com alguem qque jah tenha um idéia mais ampla spbre universo desde já agradeço.

Manuel Carmo Meirelles disse...

Olá Rayane
Gostava de poder explicar-te de uma forma absolutamente científica porque é que estas coisas horríveis acontecem todos os dias e a todo o momento.
Pessoalmente, fui educado para respeitar pessoas, animais e plantas. A natureza é a coisa mais bela que existe e o homem não tem respeito por ela, mesmo sabendo que destruindo a natureza está a destruir a sua própria existência. E é isto que eu não compreendo. Como é possível que o homem não seja capaz de distinguir o BEM do MAL? Será que alguém consegue ser feliz praticando o mal?