domingo, 14 de novembro de 2010

É PRECISO UM VERDADEIRO ESPÍRITO DE NATAL


A quadra natalícia é para mim um dos períodos mais difíceis do ano. Não suporto tanto consumismo, tanto desperdício, tanta fraternidade, tanta simpatia ocasional e tanta solidariedade fingida. É tudo contrário ao ESPÍRITO DE NATAL.

No Natal comemora-se o nascimento do Menino Jesus que ocorreu há dois milénios, em condições de extrema pobreza, num estábulo para animais, na cidade de Belém, transmitindo à humanidade, através desse gesto ímpar, uma infinita humildade e total desprendimento.

Para se comemorar convenientemente uma tão grandiosa efeméride, os pobres e os mais desprotegidos, tinham que ser, obrigatoriamente, o centro de todas as atenções. Todas as boas-vontades tinham que ser canalizadas para os que não têm tecto, para os enfermos e para todos quantos vivem diariamente o drama da incerteza de não poderem garantir uma simples tigela de sopa para matar a fome.

Infelizmente, o Natal é um errado pretexto para os ricos e os menos ricos gastarem grandes somas de dinheiro em prendas supérfluas, para si próprios e para pessoas que não precisam, constituindo tal prática, uma verdadeira afronta aos que têm falta de tudo.

Acredito que a pobreza poderia ser totalmente erradicada do Mundo, se em cada Natal, as pessoas fossem capazes de resistir à tentação de comprar artigos supérfluos e canalizassem todo o dinheiro poupado para ajudar os mais pobres.

Em todo o Mundo, se esse extraordinário ESPÍRITO DE NATAL funcionasse, seria possível acumular recursos tão gigantescos que certamente chegariam para erradicar a fome e a extrema pobreza que grassa no Planeta Terra.

Mas será o homem capaz de algum dia praticar acto tão magnânimo e sublime? Será o homem capaz de renunciar à altivez, ostentação e exibicionismo que lhe corre nas veias, para ajudar os mais desfavorecidos?

Para tal acontecer, o Ser Humano tem que evoluir rapidamente no caminho do BEM, de tal forma que sinta absoluta necessidade de percorrer esse caminho para se sentir bem e para ser feliz.

Quando isso acontecer, quando todos os homens praticarem o BEM, então o ESPÍRITO DE NATAL funcionará em pleno, durante todo o ano e a fome será definitivamente erradicada do Planeta Terra.

Sem comentários: