sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ABDICAR DOS TACHOS?!?!?! SÓ MESMO À FORÇA


Esta história da redução do número de deputados é velha e já cheira mal. Em cada legislatura, se bem me lembro, o assunto é sempre tema de campanha. E, de facto, o tema só é ventilado e trazido para a praça pública porque os seus autores têm a certeza que não é possível gerar consensos suficientes para aprovar uma proposta de redução de deputados de 230 para 180. Eles dizem 180 mas eu tenho a certeza que uma centena chegava e sobrava!

Estamos na era da mais avançada tecnologia informática e isso quer dizer que determinadas tarefas que antigamente eram executadas por 15 a 20 pessoas, hoje são facilmente superadas por uma ou duas. E a verdade é que todos os sectores de actividade têm apostado forte na informatização, tendo reduzido drasticamente o número de funcionários.

230 deputados!!! Para quê? Se o Povo fosse informado com verdade, ficaria roxo de raiva, se soubesse o que cada deputado produz por ano ou por dia, em média, ao serviço da Assembleia da República. Se houvesse verdade, o povo saberia que alguns não produzem trabalho suficiente para pagar o almoço que comem diariamente.

Basta observar as transmissões da Assembleia da República para apanhar deputados a passar pelas brasas, a telefonar, a conversar e a galhofar, completamente distraídos e alheados do que se está a passar no hemiciclo.

Porque está de novo na ordem do dia o tema da redução de deputados? Se não é para valer e concretizar, porque motivo e com que intenção aparece novamente, pela enésima vez, tal proposta na praça pública? Estes fait-divers não têm outro objectivo que não seja entreter o Povo e, ao mesmo tempo, dar-lhe a entender que determinadas forças políticas não querem a redução.

Nenhuma força política quer reduzir o número de deputados. A única coisa que pretendem, é tirar dividendos políticos à custa de tão estafado tema.

Mas o Povo já está farto de saber que os governantes e políticos não abdicam dos seus tachos e se pudessem ainda os aumentavam. É tempo perdido pensar que essa gente vai abrir mão das suas mordomias de livre e expontânea vontade.

Depois de 25 anos de ditadura e 35 de democracia, confesso a minha tristeza e desilusão com o que tenho presenciado desde a alvorada do 25 de Abril de 1974. Governantes e políticos têm constituído a minha maior decepção e têm sido a principal causa da grave situação económica a que o País chegou e a extrema miséria em que se encontram milhares de famílias.

Para quê mentir? Para quê enganar constantemente os cidadãos? Essa gente é indigna de desempenhar funções governativas e ocupar cargos de responsabilidade no Estado.

A caça ao tacho chega a ser insuportável e descarada e o compadrio é vergonhosamente exercido por quem detém o poder.

Não vai haver redução de deputados, coisíssima nenhuma. A Assembleia da República, mais depressa chegava a um consenso para aumentar o número de deputados. Isso só vai acontecer quando o Povo se cansar desta pouca-vergonha e sair para a rua exigir essa redução mas também a demissão de todos quantos contribuíram para o estado deplorável em que o País se encontra.

Por mim, há muito que o Povo devia ter acabado com todo este regabofe em que apenas alguns se banqueteiam e tiram gordos proveitos. Basta que o Povo queira e os tachos acabam-se rapidamente.

Sem comentários: