terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CENTENAS DE ELEITORES (OU MILHARES?) NÃO PUDERAM VOTAR


O que se passou no domingo, dia 23 de Janeiro, nas mesas de voto? Consta que centenas ou milhares de eleitores não puderam votar porque os seus nomes tinham sido eliminados dos cadernos eleitorais e o sistema informático não teve capacidade para dar uma resposta imediata, de molde a fornecer-lhes os novos números que lhes foram atribuídos, em consequência de terem tirado o Cartão de Cidadão.

Que grande fiasco! Então atribuem novos números aos eleitores que tiraram cartão de cidadão e não lhes comunicam essa alteração? Como é possível!... Esta é a consideração que merecem os cidadãos? Num País em que se gasta tanto dinheiro mal gasto, não se compreende que o Estado tenha tratado um assunto tão importante de forma tão leviana. Milhares de cidadãos foram impedidos de exercer o seu direito de voto porque o seu número de eleitor foi alterado e não lhe foi dado conhecimento.

Em qualquer País civilizado do Mundo haveria consequências para os responsáveis directos por esta tremenda gafe. Por aqui, nada acontece e tudo continua como se tudo tivesse corrido brilhantemente nestas eleições presidenciais.

O assunto como incomoda os governantes, há muito que saiu de cena. Já ninguém fala do grave problema que deixou milhares de votantes pendurados em todo o País, no dia 23 de Janeiro e, por outro lado, também ninguém assume responsabilidades e ninguém exige aos responsáveis que se demitam.

Este País não tem forma de entrar nos eixos. Cada um faz o que quer e lhe apetece porque sabe que a justiça não funciona e, por outro lado, o Povo, a quem cabe sempre a última palavra e devia exigir consequências, é demasiado passivo e desinteressado.

Eu fui um dos que fui confrontado com a situação descrita e impedido de votar mas depois de me dirigir à secretaria da Junta de Freguesia, lá acabaram por me fornecer o meu novo número, condizente com o que constava no caderno eleitoral.

Eu consegui votar logo pela manhã mas muitos eleitores, de norte a sul de Portugal que se deslocaram às mesas de voto mais tarde, não o puderam fazer porque o sistema informático, demasiado sobrecarregado com tantos problemas, acabou por bloquear.

Mas não haverá nada neste País que dê certo? Caramba! É uma sina cruel!

Sem comentários: