sábado, 21 de janeiro de 2012

EM DEMOCRACIA, CADA UM PENSA E DIZ O QUE QUER MAS NEM SEMPRE O QUE DEVIA


IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Nos primeiros dias do ano, a Jerónimo Martins, um Grupo português com projecção internacional que caminha a passos largos para se tornar uma multinacional, andou nas bocas do Mundo pelo facto de ter transferido a sua sede fiscal para a Holanda.
.
O presidente, Alexandre Soares da Costa foi acusado de falta de solidariedade e patriotismo, numa altura em que Portugal vive uma das maiores crises económicas de sempre e, por isso mesmo, necessitar do esforço e sacrifícios de todos, sem excepção, mas especialmente dos mais ricos.
Uma multidão de seguidistas, sem nunca se questionar ou fazer qualquer juízo de valor, repetiu as críticas que ouviu na comunicação social e condenou a o acto.
.
A grande maioria dos críticos nem sequer faz ideia do que é gerir uma pequena empresa familiar quanto mais uma cadeia de supermercados que emprega cerca de 30.000 empregados e facturou em 2011 à volta de 9,8 mil milhões de euros.
.
Para manter 30.000 empregos, é necessário que a empresa tenha sucesso e que a sua Administração actue com inteligência e encontre soluções para ultrapassar com êxito, as dificuldades que vão surgindo e isso, tanto quanto sei, para além de não ser crime, demonstra visão e competência por parte de quem tem a responsabilidade de gerir a Jerónimo Martins.
.
Cometeu a JM alguma ilegalidade? Infringiu as regras da CEE? Quantas empresas portuguesas já fizeram o mesmo?
.
O facto de o País se afundar, não quer dizer que todas as empresas tenham que o acompanhar.
.
Sejamos sérios e intelectualmente honestos: Quem é que, podendo, não faria tudo o que estivesse ao seu alcance para salvar a sua empresa?
.
Causa-me alguma perplexidade ou, no mínimo, estranheza, a dualidade de critérios, quando esquece nas suas críticas outras empresas que já fizeram o mesmo mas também os movimentos astronómicos que os detentores de riquezas em Portugal, fazem em offshores sediadas nos paraísos fiscais de todo o mundo.
.
O montante depositado nesses refúgios fiscais é de tal forma astronómico que se houvesse forma de poder injectar nos cofres da banca nacional, uma quinta parte desse montante, a liquidez voltaria a reinar e as dificuldades no crédito acabariam de imediato.
.
Esses que fogem ao fisco e colocam os milhões a salvo fora do País, são mais patrióticos do que Alexandre Soares da Costa e os administradores da JM que com ele tomaram a decisão de transferir a Sede Fiscal para a Holanda?
.
E já agora, porque não denunciam as profissões liberais? Não será escandaloso que um médico, um advogado, um arquitecto, um engenheiro, um psicólogo  e tantos outros profissionais liberais declarem anualmente ao fisco, o equivalente ao ordenado mínimo nacional?
.
Em Portugal, a genaralidade dos prestadores de serviços, uns mais outros menos, todos fogem ao fisco. Não existe uma cultura de cumprimento das obrigações fiscais e só paga quem efectivamente não pode "fugir".
.
Aliás, a culpa das péssimas condições económicas actuais, devem ser repartidas  pelos incumpridores fiscais mas também e em maior percentagem, pelos políticos e governantes que desde os primórdios da democracia se têm servido descaradamente do País em vez de o servir.
.
Se todos cumprissem na proporção em que o tem feito a JM, Portugal estaria numa situação bem mais confortável e os portugueses mais felizes, esta é que é a realidade.


6 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Efectivamente, eu fico estupefacto com a leviandade, como Comentadores e Políticos (Alguns) falam neste Caso e não falam noutros que já se passaram!!!!!!!

Quer-me parecer que esta parcialidade, tem a ver, únicamente, com Simpatia, pouca, e com dor de Cotovelo!!

De facto, eu gostava de saber como é que o Exmo Senhor Presidente da Gerónimo Martins, consegue Empregar tantas Pessoas, com uma Visão como a destes Velhos do Restelo?

É por causa de Indivíduos como estes, que o País está nesta situação!!!!!
Laranjeiro, 21-01-2012

Unknown disse...

Preclaro Manuel,boa noite!

A situação que descreves em sua postagem é análoga à que vivenciamos no Brasil. A carga tributária é nababesca e imensamente desanimadora. Trabalhamos até maio para colocar em dia nossos impostos e ainda assim não dispomos de saúde competente, segurança devida e educação com o mínimo de qualidade.

Muita Paz!

Unknown disse...

Bom dia
Mais um artigo para ensinar a pessoas a pensar e a falar com conhecimento.
Alguns são arrastados pelos meios de comunicação social que fazem o jogo do governo.

Não me senti assim muito feliz com a ideia. Parece que gostaria de vê-los por cá, mas se nos mandam emigrar penso que este levou a sério o aviso.

A economia paralela e os biliões que alguns sabem depositar em paraísos fiscais poderão ser parte do problema que os governantes não querem ver.

Serão estes também parte do problema...? Entraram na política para se satisfazerem e à sua ganancia desmedida...as leis estão a ser feitas com penalizações para o geral do trabalhadores e para os políticos com todas as vantagens...

Não me parece correcto.
Uns mandam emigrarem vez de criarem trabalho e riqueza para todos.
Outros vem agora dizer que a guita não dá para tudo...
Coitado do Zé que só leva para casa menos de quinhentos euros...

Anónimo disse...

Preclaro Manuel,boa noite!Sou Cristiano Marcell do http://esquifedememorias.blogspot.com

A situação que descreves em sua postagem é análoga à que vivenciamos no
Brasil. A carga tributária é nababesca e imensamente desanimadora.
Trabalhamos até maio para colocar em dia nossos impostos e ainda assim não
dispomos de saúde competente, segurança devida e educação com o mínimo de
qualidade.

Muita Paz!

P.S.: Por algum motivo não consigo postar comentários em seu blog!

Anónimo disse...

Olá estimado Manuel,

Como está? A semana foi boa?

Vamos lá comentar o seu texto.
Sabe, o Manuel e eu, no aspecto social económico e político, pensamos da mesma forma.
Pois, na realidade o caso JM foi muto badalado e ventilado, sem razão aparente, na nossa opinião.
Eu quero mais JM.

ASSIM, NãO VAMOS LÁ, NEM COM AS CARAVELAS DO GAMA, disso, eu tenho a certeza.

Vamos obrigar os jogadores de futebol, por exemplo, que têm , TODOS, muita cultura académica e não só, e que sabem falar e exprimir-se muito bem, a declararem um niquinhoo, só um niquinho do que auferem.

QUE VERGONHA!

Mesmo assim, amo o meu país, porque esta É A DITOSA PÁTRIA, MINHA AMADA.

Abraço de luz.

Unknown disse...

Nós aqui no Brasil vivenciamos fatos exporáticos semelhante o da JM. Acredito que os grandes empresarios do mundo irão pra China; devido não haver democracia, mas a cultura do trabalho escravo... Onde houver direitos para os trabalhadores, todos eles darão as costas pra seu país; Faça os cáçculos sobre 30.000 empregados lesads de seus direitos. Sómente esse valor ao ano somaria uma fortuna i
incalculável.