quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CGTP-IN - SEMPRE A MESMA ACTUAÇÃO DE FUGA PRÁ FRENTE


IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Conheço a actuação e os métodos desta Central Sindical desde o tempo da revolução dos cravos e jamais estive de acordo com tal forma de actuar que é, em meu entender, lesiva dos interesses da generalidade dos trabalhadores portugueses.
.
Negociar acordos de concertação social, para a CGTP significa estar sempre em desacordo, contra tudo e contra todos e abandonar intempestivamente as negociações,  sem fazer qualquer tentativa para melhorar os acordos e proporcionar melhores condições aos trabalhadores.
.
Numa negociação onde prevaleça a boa-fé, nenhuma das partes envolvidas deve adoptar uma posição rígida e intransigente, porque tal posição inviavilizará a celebração de qualquer acordo.
.
Ora, se esta é sistematicamente a posição da CGTP, ao longo de três décadas e meia, torna-se evidente que o seu objectivo não é negociar mas simplesmente demitir-se das suas obrigações, enjeitando sistematicamente as suas responsabilidades.
.
O procedimento da CGTP é censurável, já que adopta sempre a posição mais cómoda e mais fácil, não negociando, para não assumir responsabilidades e, consequentemente, estar sempre numa posição confortável para criticar e maldizer.
.
Convocar greves gerais numa conjuntura económica tão difícil para o País e para os trabalhadores, quando o desemprego atinge mais de 750.000 trabalhadores, é sem dúvida uma atitude de grande irresponsabilidade, pela simples razão de que as reivindicações não podem ser satisfeitas e ao contrário do que a Central apregoa em grandes slogans, os trabalhadores acabam duplamente penalizados porque perderam o seu salário e o País ficou mais pobre.
.
O que seria lógico e patriótico na actual situação do País, era que a Central explicasse aos trabalhadores a real situação da economia e lhes pedisse que colaborassem no esforço de recuperação das condições económicas para então, depois, voltar à carga e reivindicar melhores condições salariais.
.
Pela sua actuação, não posso de forma alguma estar de acordo com o papel desempenhado pela CGTP na sociedade portuguesa e, por outro lado, tenho fracas recordações já que há 36 anos, uma manifestação da CGTP "apanhou-me" e maltratou-me na Junqueira próximo do Calvário. Na altura, seguia numa velha viatura da marca mercedes Benz, propriedade de meu pai que se encontrava emigrado na Alemanha. Na viatura, seguia ao meu lado a esposa e no banco traseiro iam meus dois filhos de tenra idade, de 2 e 4 anos de idade. De repente, o carro começou a ser sacudido violentamente, como se tentassem virá-lo, ao ponto de meus filhos saltarem de um para o outro lado do banco e gritarem em pânico, ao mesmo tempo que éramos insultados e apelidados de fascistas. O tempo que estive parado à espera que o desfile de manifestantes passasse, pareceu uma eternidade e não obstante o destemor dos meus 27 anos de idade, confesso que estava com muito medo, sempre à espera que estilhassassem os vidros e me agredissem e molestassem também os meus familiares. Nesse dia jurei que jamais participaria numa manifestação e dificilmente me deixaria envolver numa situação idêntica e de facto assim aconteceu.
.
A CGTP não evoluiu e continua a não ser uma mais-valia para os trabalhadores. Infelizmente, por culpa da irresponsabilidade e incompetência dos sucessivos governantes, que têm delapidado o património do estado e empobrecido os cidadãos, o descontentamento dos trabalhadores é muito grande e a CGTP encontra nessas pessoas os apoios que de outra forma nunca encontraria.
.
À CGTP não interessa um País próspero e a sua população feliz porque se isso acontecesse não teria qualquer hipótese de sobreviver.

3 comentários:

Unknown disse...

É difícil comentar este trabalho.
Claro que as imagens do passado ainda estarão vivas por muitos anos.
Dentro das correntes politicas e religiosas existem sempre pessoas que julgam as aparências e não as situações, que confundem e agridem aqueles que não tem culpa de nada.

Nas manifestações a polícia ataca aqueles que estão de passagem.

Os acordos conseguem-se com respeito e algumas cedências de parte a parte. Chegamos ao ponto de dizer que isto está mau e apanham todos pela medida mais gravosa, mas de fora ficam os governantes e seus lacaios. Não há dinheiro, mas o PPCoelho comprou um carro novo para se passear...retiraram o subsidio de natal a todos mas os governantes recebem na mesma, aumentam a idade de reforma para todos e para os políticos reduzem na idade e aumentam no valor a receber...

Concordo contigo que haverá ainda hipóteses de ajudar o nosso país mas as coisas devem ser divididas por todos e não apenas e só para alguns e sempre os mesmos...

Pensaste na quantidade de gestores pagos a peso de ouro para a Caixa Geral de Depósitos...??? CP, Carris, Metro, TAP...?

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, a CGTP está desfasada da Realidade, 180 Graus.

É lógico, racional e intuitivo, que esta Central, com o Crescimento que o País, sobretudo, nos últimos dez Anos, teve, a única coisa que está a fazer, é provocar o Golpe final, à já tão débil,Economia.

Será que este Senhor, nunca ouviu dizer que, quem não tem, não pode dar?

Mais uma vez, e estando V. Excelência, de passagem, acabou por pagar o que alguém deveria ter pago.

Como disse o Exmo Senhor Luís Coelho, nas Manifestações, só pagam os que estão de passagem.

Eu sou contra várias Medidas que este Governo, está a tomar ou não está a tomar, Caso das PPP, todavia, quem quizer ser Honesto, sabe, muito bem, que esta Crise, não foi provocada por estes Senhores. A única coisa em que eu estou contra este Governo, é no facto de só pôr os mais Fracos e os mais Pobres, a pagar a Crise.
Laranjeiro, 17-02-2012

Anónimo disse...

Boa noite estimado Manuel,

Uma voz, uma presença feminina fica, sempre, bem. Não é?
"Dê cá mais cinco" costumamos dizer, e era isso, que me apetecia fazer, apertar-lhe a mão, em total concordância.

ATÉ PARECE, QUE SE PORTUGAL ESTIVESE SOB A ALÇADA DE UM REGIME DE EXTREMA ESQUERDA E DE UMA CGTP,
AS PESSOAS FAZIAM GREVE! ATÉ PARECE!!!!!!!!!

Haveria sindicatos para inglês ver, mas coitadinhos de todos nós.
Em Cuba, há pouco mais de um ano é que a população, o povo, fica melhor dizer, o povo, fica mais democrático, tem telemóveis.
Mas, olhe é peculiar, e acho, que tem perfil político único Fidel de Castro, Hugo Chavez e Alberto joão Jardim.
Vê, todos diferentes, quase todos iguais.
Conheço muito bem a Madeira e Porto santo, e os Madeirenses adoram aquele chefe de estado, que por vezes é meio tolo e desbocado.
Já fui a Cuba, 3 vezes e as praias e a Medicina são óptimas. O resto, casas, carros, pessoas está tudo velho e ultrapassado.
Bares e música por todo o lado. Coisa pobre, já se sabe.
Ah! Vão já dizer-me:então e o embargo, que os EUA lhes fizeram?
Avancem, abram as "portas", porque já estamos no século XXI.

Bom Domingo.
Apareça quando lhe for possível.
Não o deixarei de comentar, por não me comentar, com regularidade.

Abraço de estima.