quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

RESIGNAÇÃO DO PAPA BENTO XVI

 
 
Imagem retirada do Google
 
Se a resignação do Papa Bento XVI acontece por vontade própria, reconhecendo que não se sente com a força e a saúde necessárias para levar por diante o seu pontificado, como católico, tenho que reconhecer a magnanimidade do gesto, já que como o próprio afirmou, a sua decisão, devidamente ponderada, é a melhor solução para o futuro da Igreja.
 
Se de facto a doença e a debilidade física é a causa da resignação ao seu mandato pontifício, Bento XVI, ainda na plenitude de todas as suas faculdades intelectuais, deu ao mundo uma celestial lição de humildade e desprendimento, ao contrário das "guerras" pelo poder a que assistimos diariamente, protagonizadas pela desmesurada ambição dos homens.
 
 Bento XVI, depois de muito ponderar sobre as consequências da sua resignação, concluiu com toda a liberdade que seria a melhor solução para o futuro da Igreja, lembrando que o cargo de Sumo Pontífice exige grande responsabilidade e uma boa condição física para fazer face a uma agenda diária carregadíssima e a deslocações constantes a todos os Continentes.
 
Um Papa debilitado não tem condições para corresponder às exigências do cargo e às necessidades da Igreja e, por isso mesmo, o seu gesto deve ser compreendido como um acto de grande humildade e sabedoria, abrindo caminho à eleição de um novo Papa que em face do sucedido, tudo aponta para que o escolhido pelo Conclave de Cardeais, venha a ser bastante mais novo.
 
Quanto mais forte, sábio, lúcido, esclarecido e adaptado aos novos tempos for o próximo Papa mais forte será a Igreja para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

3 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

A RESIGNAÇÂO de Sua Santidade o Papa, é, de facto, uma grande lição de humildade.

O Poder, seja em que Área for, é muito apetitoso. Sua Santidade, demonstrou, com este gesto, que não quer ir pelo caminho da perpetuidade desse Poder. Assim, haja o que houver, sairá, sempre, pela Porta maior, do Vaticano!!!!


Aqui está um exemplo que os Políticos de todo o Mundo, incluindo os Portugueses, deveriam seguir!!
Laranjeiro, 14-02-2013

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Concordo com o comentarista acima
quando ele diz:
"Aqui está um exemplo que os Políticos de todo o Mundo, incluindo os (junto por minha conta brasileiros) Portugueses, deveriam seguir!!"
Ja seguindo aqui
Bjins
e
Linda sexta
Catiaho Reflexo d'Alma

Unknown disse...

Bom dia amigo
Obrigado pelas palavras lá no meu canto. Espero que voltes e que não dês o teu tempo por perdido. Este é o meu desafio.

Relativamente a Bento XVI vou lendo os comentários mas não sei o que te dizer. Também sou católico e esta é uma situação que choca com tudo quanto aprendemos.

Os tempos futuros não serão fáceis e como muitas pessoas já vivem na dúvida espero que o seu sucessor seja um Bom Pastor à imagem de Jesus.
Que toda a renovação se faça segundo a Vontade do Espírito Santo que os ilumine e os guie para que possam guiar-nos.

Os sinais no Vaticano são aterradores.
Primeiro a pomba que o milhafre comeu e depois os raios que caíram na Basílica de S Pedro.

Aceita um abraço e votos de uma boa semana.