segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

BENFICA - 5º CLÁSSICO, 5ª DERROTA!!!


Imagem retirada do Google

Mais um clássico perdido, numa altura em que uma vitória poderia ter sido decisiva para o desfecho do campeonato e para a revalidação do título.

Fiquei com a sensação que a equipa do Benfica não fez tudo o que estava ao seu alcance para garantir a vitória. Houve muita passividade, logo a seguir à inauguração do marcador mas sobretudo ao longo de toda a segunda parte do jogo. A equipa não se empenhou a cem por cento, demonstrou desconcentração, falta de raça e ambição, ao contrário do adversário que lutou para ganhar o jogo, com justiça, apesar de ter ficado em desvantagem aos 18 minutos da 1ª parte.

Recordar que na presente época, dos cinco jogos realizados com os dois velhos rivais, 3 com o Sporting e 2 com o Porto, o Benfica averbou 5 derrotas, não tendo demonstrado em nenhum dos encontros, argumentos futebolísticos suficientes para construir um resultado diferente. Esta tendência de não conseguir impor-se perante os velhos rivais parece continuar e daí a minha convicção de que o TRI não passa de uma miragem.

Este Benfica/Porto, foi uma desilusão monumental para os benfiquistas porque todos esperavam uma vitória, tendo em atenção a significativa melhoria do futebol encarnado e as suas 11 vitórias consecutivas mas sobretudo porque o adversário vinha de uma derrota caseira humilhante, infligida pela modesta equipa do Arouca.

Há qualquer engrenagem nesta equipa encarnada com falta de lubrificação quando joga com os eternos rivais. Os jogadores não conseguem mostrar o seu verdadeiro potencial, a equipa retrai-se e os adversários aproveitam para ganhar ascendente e vencer os jogos.

Pois bem, na Europa e no resto do mundo, as grandes equipas de futebol são aquelas que mandam no jogo e dominam os adversários, praticando um futebol dinâmico, veloz, com muita possecirculação de bola e grande mobilidade.

Sem introduzir no esquema táctico do jogo estes 5 factores, dificilmente se poderá construir uma grande equipa. Se o futebol do Benfica integrasse plenamente estes 5 factores, teria facilmente ganho todos os jogos que perdeu para os eternos rivais.

Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique e todas as outras grandes equipas, jogam em velocidade, muita mobilidade e com grande posse e circulação de bola, dominando avassaladoramente o adversário, ao qual raramente dão chance de chegar à sua baliza com êxito.

A posse de bola e a circulação de bola servem para fazer correr o adversário, cansá-lo, desanimá-lo, aproveitando as suas falhas e insuficiências para construir jogadas de golo.

A mobilidade é necessária e imprescindível para fugir da marcação dos adversários e facilitar as linhas de passe dos colegas de equipa.

A velocidade e a dinâmica são as armas letais dentro das quatro linhas para ultrapassar os adversários directos e criar desequilíbrios nas defesas contrárias, marcando golos ou fazendo assistências para os companheiros marcarem.

Esta equipa do Benfica está longe de se poder considerar uma boa equipa porque lhe falta um bom pedaço de todos estes importantíssimos ingredientes, indispensáveis na maneira de jogar de qualquer grande equipa.

Amanhã vai realizar-se, em Lisboa, o jogo da 1ª mão dos oitavos de final da "Champions League" contra o Zenit de São Petersburgo. Temo que a equipa do Benfica não seja capaz de se impor perante este forte adversário e que o descalabro continue. Rui Vitória tem que colocar em campo uma equipa ambiciosa, trabalhadora que faça uso dos 5 ingredientes que atrás referi e que não tenha medo. Se isso acontecer, os russos podem sair de Lisboa com uma derrota na bagagem e uma boa probabilidade de serem eliminados pelo Benfica!

Vamos a isso GLORIOSO SLB!!!

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, nenhuma Equipa Portuguesa, pelo menos, actualmente, tem os INGREDIENTES que refere.

O que se passa, em Portugal, é um fenómeno um pouco diferente: Para qualquer Equipa, grande ou pequena, ganhar ao Glorioso, já é uma vitória tão grande, como se tivessem ganho o Campeonato!

Efectivamente, os Jogos ganham-se, metendo Golos, no entanto o SLB teve muitas mais Oportunidades de Golo que o FCP, porém, tendo vindo este Clube, de uma derrota caseira, vinha com o orgulho ferido e, consequentemente, mais motivação, acabando por, mais uma vez, ganhar ao nosso Clube.

Para mim, além de ter sido o melhor jogo que o Guardas Redes do FCP fez, em Portugal, tivemos, ainda, o problema de excesso de confiança, por parte do conjunto da Luz.

Tendo vindo o SLB de onze vitórias consecutivas, julgava que eram favas contadas mas, infelizmente, para nós, enganou-se redondamente.

Eu chego à triste conclusão, que o TEAM do Exmo Senhor Rui Vitória, é como os Governos, ou seja, é forte com os fracos e fraco com os fortes.

A coisa pior que pode existir, em Desporto, é menosprezar os Adversários, sejam eles quais forem.
Laranjeiro, 16-02-2016