sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PINTO DA COSTA - UM MAU EXEMPLO COMO DIRIGENTE DESPORTIVO

Resultado de imagem para Pinto da Costa


As Instituições Desportivas não merecem tão maus dirigentes. Em vez desportivismo, harmonia, concórdia, amizade e fair play, a maioria dos dirigentes desportivos, semeiam o anti-desportivismo, a desarmonia, a discórdia, a inimizade e a deselegância.

Tudo isto acontece porque cada dirigente quer que o seu Clube ganhe a qualquer preço, mesmo com batota, não se incomodando que o adversário seja "tramado".

No desporto, como em tudo na vida, a regra nº 1 devia ser o respeito absoluto pelo adversário e agir sempre da mesma forma como gostaríamos de ser tratados. Se os dirigentes tivessem isto em conta, jamais ouviríamos das suas bocas ofensas aos adversários.

Vem tudo isto a propósito de mais uma intervenção censurável do ainda presidente do Futebol Clube do Porto, na antevisão do jogo para a liga Europa, na Alemanha, contra o Borússia de Dortmund, afirmando: “Toda a gente sabe que o Borússia é o segundo clube da Alemanha e tem um histórico europeu fantástico, mas entramos sempre a ganhar. Se calhar é o jogo mais difícil da época. Até mais do que o de sexta-feira. Comparar as duas equipas até é brincadeira”.

É claro que o septegenário presidente dos dragões se referia, de forma depreciativa e deselegante  ao Benfica, o principal clube de Portugal, com um palmarés brilhantíssimo e ainda uns degraus à frente do Futebol Clube do Porto.

Nesse sentido, a comparação de Pinto da Costa sobre Benfica/F.C.P./Dortmund, não corresponde à verdade mas ainda que fosse, nunca deveria ter emitido uma tal opinião sobre um Clube do seu País, qualquer que ele fosse e muito menos do seu maior representante, o Sport Lisboa e Benfica.

Não é compreensível este tipo de rivalidade odiosa e doentia que leva o Senhor Pinto da Costa a desvalorizar o Benfica face a um Clube estrangeiro. Portugal está mal servido de dirigentes e, em certa medida, o atraso que se verifica no futebol português face a outros campeonatos europeus e mundiais, é culpa dos dirigentes, visto que têm um péssimo relacionamento e não conseguem sentar-se à mesma mesa para tratar dos problemas que o afectam.

O normal nos dirigentes portugueses é dizerem mal uns dos outros, sacudir a água do capote e nunca assumir as suas próprias culpas. Nesse particular aspecto, Pinto da Costa é um catedrático e mesmo com os seus quase 80 anos, continua a dar cartas.

Isto só é possível em Portugal porque em qualquer outro País da Europa, em face da sua conduta antidesportiva e como protagonista de tantos casos lesa-futebol, já teria sido irradiado.

Mas lá diz o ditado: "pela boca morre o peixe" e a verdade é que o Benfica averbou uma vitória frente à poderosa equipa do Zenit de São Petesburgo e o Porto encaixou duas derrotas do tal Clube alemão que é melhor que o Benfica, o Borússia de Dortmund.

Palavras para quê? Todos conhecem o artista!!!

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, não se consegue entender porque existe tanto ódio e rancor, por parte, sobretudo, do FCP e SCP, contra o Glorioso!!

Este Grupo não tem culpa de ser o que tem mais Sócios, Adeptos e Simpatizantes e de
ser o Clube que vende tudo o que há, sem excepção, para vender.

Desportivamente, falando, tem andado um pouco em baixo mas, move-se de cabeça erguida, sem ninguém, salvo o Snr JNPC e outros,terem algo para lhe apontar.

Se estes Senhores fossem Inteligentes em vez de Espertos, faziam uma frente unida, pelo menos, SCP,SLB e FCP, para resolverem os graves Problemas que afectam, sobretudo, a Área do Futebol.

Realmente, é muita dor de cotovelo, em relação Clube da Luz, e isto vê-se nos resultados desportivos, pois, para todos eles, a maior vitória, é ganharem ao Benfica.

Infelizmente, para nós, este ano, até têm tido muita sorte.

Paciência. Melhores dias virão.
Laranjeiro, 26-02-2016