quinta-feira, 9 de março de 2017

LIGA DOS CAMPEÕES - O BENFICA FOI GOLEADO E PROTAGONIZOU MAIS UMA GRANDE DESILUSÃO

Resultado de imagem para Borussia de Dortmund/Benfica
Imagem retirada do Google

São histórias que se repetem e que todos os benfiquistas e portugueses em geral já conhecem. As equipas portuguesas são normalmente afastadas das competições europeias, ficando por vezes a sensação de que podiam ir mais longe, caso adoptassem uma atitude mais ousada nos jogos em que são afastadas.

Ontem aconteceu isso com o Benfica. A equipa saiu do jogo da primeira mão com um resultado animador (1-0) e os dirigentes e adeptos criaram algumas espectativas quanto ao resultado do jogo da segunda mão e a esperança de passar aos quartos de final da Champions. 

Passados os primeiros minutos de jogo, foi fácil vislumbrar qual seria o desfecho da eliminatória. O Benfica entrou em campo meio adormecido e pôs-se a jeito para que o adversário inaugurasse o marcador quando iam decorridos apenas 4 minutos de jogo. É evidente que este golo tão madrugador veio empolgar e sossegar a equipa adversária que tinha agora 86 minutos para marcar o golo que lhe faltava para ficar por cima na eliminatória.

Depois, foi o que se viu, os alemães construíram sucessivas jogadas de golo, com a defesa benfiquista a cometer erros sobre erros e a facilitar a goleada, não tendo a equipa, no seu todo, capacidade, engenho e arte para neutralizar o adversário e construir jogadas para inaugurar o marcador e colocar os alemães sobre pressão.

Quanto a mim, a razão maior do desaire, foi sem dúvida a errada táctica que Rui Vitória utilizou. Imaginem o que aconteceria se tivesse sido o Benfica a marcar em primeiro lugar! Para além de transmitir aos jogadores mais tranquilidade e confiança para encarar o resto da partida, punha os alemães nervosos e intranquilos, mais sujeitos a cometer erros porque seriam necessários 3 golos para ganhar a eliminatória.

Isto só não aconteceu porque o Benfica entrou em campo com medo e a render demasiadas homenagens ao adversário. A equipa benfiquista tinha que iniciar o jogo ao ataque e aguentar os primeiros 15/20 minutos em alta rotação, sem dar tréguas aos alemães. Para que serve aos encarnados possuírem atacantes de luxo, dos melhores da Europa, se a equipa não joga ao ataque? Depois o resultado é sempre o mesmo: a equipa é eliminada sem que tenha aplicado em campo todas as suas potencialidades e faz uma triste figura na montra mais importante do futebol mundial.

Como adepto do bom futebol e que gosta de ver em campo os melhores jogadores das equipas, depois de ver as trapalhadas em que a defesa benfiquista esteve envolvida, ocorre-me perguntar ao treinador Rui Vitória porque não utilizou Jardel e Lisandro Lopez? A falta de ousadia e os erros pagam-se caros. Teria o Benfica perdido a eliminatória se tivesse jogado deliberadamente ao ataque? Duvido.

Eu sempre ouvi dizer que "dos fracos não reza a história". Perder por perder que seja com honra e dignidade, jogando futebol espectáculo, mostrando ao mundo do futebol que o Benfica está à altura das melhores equipas do mundo e que em cada jogo luta sempre pela vitória.

Caro treinador Rui Vitória, abra os olhos, o Benfica está demasiado sonolento, lento e sem objectividade. A posse de bola assenta numa lateralização fastidiosa e enervante, sempre muito longe da grande área adversária. Assim é difícil criar jogadas de perigo e chegar ao golo, a matéria-prima com que se constroem as vitórias.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Apesar da diferença dos Orçamentos, o Benfica tem Equipa para fazer melhor.

O grande mal, em tudo isto, são os complexos de inferioridade dos Jogadores Portugueses, sobretudo quando vão jogar lá fora.

Mesmo tendo em conta, a grande carreira do Glorioso, os Deuses, inimigos e a má forma que se está a verificar, nos últimos jogos, não vão permitir, mais uma vez, que o Grupo da Luz, ganhe este Campeonato.

Se, na próxima Segunda, o SLB ficar, mais uma vez, com um Ponto a mais, não é pelo que estão a jogar.

Realmente, estão muitíssimo abaixo do espectável

Em tudo, na vida, é assim, uns sobem e outros descem.

É a lei da vida!

Devo, contudo, dizer que o Clube do Eusébio, com o desenrolar, inesperado, dos acontecimentos, está a decepcionar, dentro e fora, muitos Milhões de Sócios, Adeptos e Simpatizantes.

Efectivamente, ninguém estava à espera disto, na parte final da Primeira Liga!

Parece que anda tudo adormecido e, até, que foram hipnotizados!
Laranjeiro, 11-03-2017