segunda-feira, 29 de abril de 2019

O BENFICA NÃO PODE DAR 45 MINUTOS DE AVANÇO!!!


Por onde andou a equipa encarnada durante toda a primeira parte do jogo de domingo contra o Sporting Clube de Braga? Para quem tinha obrigatoriamente de ganhar o jogo para tirar proveito do empate do Porto em Vila do Conde, a primeira parte foi uma grande decepção. O Braga foi rei e senhor do jogo, mais forte, mais acutilante e mais perigoso. O Benfica não fez um único remate à baliza do adversário. Inexplicavelmente, foram 45 minutos desperdiçados e um desacerto total de toda a equipa.

Dar 45 minutos de avanço é muito perigoso e pode frustrar as ambições da nação benfiquista. Veja-se o que aconteceu no segundo jogo das meias finais da Taça de Portugal e o que depois foi repetido contra os alemães do Eintracht de Frankfurt. Ambos os jogos podiam ter sido ganhos pelo Benfica e estar agora na final da Taça de Portugal e na meia final da Liga Europa e tal não aconteceu porque o Benfica jogou para empatar e quem joga para empatar acaba por perder.

Em Braga, felizmente, a equipa acordou na segunda parte e arrancou para uma exibição que não sendo brilhantíssima, teve o condão de inverter a situação no jogo e dar a volta ao marcador, construindo um resultado concludente que não sofre contestação.

Ficam agora a faltar 3 finais, duas a jogar em casa contra o Portimonense e o Santa Clara e uma fora, em Vila do Conde, contra a aguerrida equipa do Rio Ave. São três jogos para ganhar pois só dessa forma o Benfica conquistará o seu 37º Campeonato Nacional.


quinta-feira, 25 de abril de 2019

A ACADEMIA DO SEIXAL PRECISA DE SER BEM GERIDA E RENTABILIZADA

Imagem relacionada

A Caixa Futebol Campus, conhecida como Academia do Seixal foi criada para receber e formar jovens jogadores, para depois poderem alimentar as equipas dos diversos escalões de futebol, desde os iniciados até à equipa principal. 

Simultaneamente, a criação da Academia teve também como objectivo gerar mais valias para ajudar a equilibrar as contas do Clube, vendendo em cada época um, dois ou três jogadores. Esse objectivo tem sido alcançado mas em minha modesta opinião, em muitos casos, os negócios não têm sido bem sucedidos, vendendo jovens atletas com muito talento por verbas que logo a seguir foram duplicadas e até triplicadas, em benefício dos Clubes que os compraram a preços de saldo.

Fazer venda de jogadores com cláusulas de opção de compra por verbas irrisórias, faz com que aconteçam, irremediavelmente, casos como os de Jovic e Cristante, ambos chamados à Selecção dos seus Países e avaliados, neste momento em 60/70 milhões, um verdadeiro euromilhões para os clubes que os negociaram, visto que o Benfica deu aos Clubes a quem os emprestou a opção de compra por meia dúzia de milhões de euros.

O Benfica tem que acautelar a venda das suas pérolas formadas na Academia, tanto mais que esta começa a ter fama mundial, mercê das prestações fabulosas de Bernardo Silva no Manchester City, Cancelo na Juventus, Gonçalo Guedes no Valência, Nelson Semedo no Barcelona e mais um conjunto de 5/6 jogadores a jogar na Europa. Para além disso, há neste momento a jogar na equipa principal mais um conjunto de jogadores de excelente qualidade que já estão a ser cobiçados pelos grandes Clubes europeus, casos de João Félix, Ruben Dias, Ferro, Florentino e Gelson Fernandes.

O Benfica não pode continuar a fazer saldos na venda das suas pérolas e, por outro lado, deve recusar receber jogadores dos Clubes com quem faz negócios de venda de jogadores, para dar oportunidade aos jogadores da formação de chegarem à equipa principal.

A Academia só fará verdadeiramente sentido se o objectivo for a formação de jovens jogadores para alimentar as equipas dos diferentes escalões de futebol, até à equipa B e equipa principal e evitar a compra de jogadores. 

A Academia tem potencial para formar jogadores capazes de fazerem sucesso na equipa principal. Acabem com a compra de jogadores de valia duvidosa e acreditem nas pérolas do Seixal.


quinta-feira, 18 de abril de 2019

A EXIBIÇÃO DO BENFICA NA ALEMANHA FOI DEPLORÁVEL!

Resultado de imagem para eintracht frankfurt vs benfica
Imagem retirada do Google

Nenhum adepto benfiquista gostou do espectáculo deplorável que a equipa fez no jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa. Uma equipa sem identidade, um conjunto desgarrado, de pontapé para a frente, de passes errados, de duelos perdidos, de erros cometidos. Foi uma imagem do jogo da primeira mão, para pior, o tal jogo que podia ter acabado com a eliminatória, não fossem os erros cometidos, a falta de atenção ou desconcentração e muita pouca garra.

Gostava que me explicassem o que andou a fazer Rafa & Companhia durante toda a primeira parte. Foram sempre desarmados nos duelos de um para um, não fizeram um passe certo para os companheiros mas entregaram a bola imensas vezes, infantilmente, ao adversário e não fizeram um único remate à baliza. 

A equipa alemã, perante o desacerto benfiquista, não teve necessidade de se preocupar com o resultado e a eliminatória, nem tão pouco expor-se demasiado, porque sabia que o 2-0 havia de chegar, bastando para isso aproveitar os erros e a ineficácia da defesa e restante equipa encarnada.

Que fraco espectáculo apresentou ao mundo do futebol a equipa do Benfica! Parece que a equipa não quis jogar. Parece que estava a fazer um frete. Os adversários corriam, saltavam, iam ao choque, lutavam com ganas de ganhar o jogo e a eliminatória e os jogadores encarnados passeavam no campo, perdidos, sem a noção exacta daquilo que andavam a fazer. Fejsa e Rafa fizeram uma exibição desastrada e os restantes jogadores, pouco melhor fizeram. Lamentável!...

Se este treinador Bruno Lage pensou que os dois golos que levava de vantagem para a Alemanha chegariam para passar a eliminatória sem ser necessário marcar fora, então cometeu um erro crasso, porque, na verdade, a vantagem nem sequer era de 2 golos, devido ao facto de os golos fora contarem para desempatar a seu favor, em caso de igualdade.

Enfim, mais uma história muito triste, uma profunda desilusão para a nação benfiquista.

Que ao menos esta derrota não afecte psicologicamente a equipa para os restantes cinco jogos do Campeonato porque o Benfica só será campeão se vencer todos os jogos.


terça-feira, 16 de abril de 2019

AS REIVINDICAÇÕES DOS MOTORISTAS DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE MATÉRIAS PERIGOSAS SÃO JUSTAS


Imagem retirada do Google

Estamos perante uma classe profissional (cerca de 800 motoristas a nível nacional), com grandes responsabilidades na condução dos veículos de transporte de matérias perigosos e que, segundo declarações proferidas por elementos afectos ao SNMMP (Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas), auferem uma remuneração na ordem dos setecentos e poucos euros mensais.

Por outro lado, dizem também que têm que ter uma formação especial para poderem transportar matérias perigosas e querem ver reconhecida essa sua categoria profissional, bem como a redução do número de horas de trabalho e a revisão salarial.

Sejamos honestos: alguém que anda constantemente com uma bomba/relógio às costas, que trabalha 10/12 horas por dia e é obrigado a proceder, com grande responsabilidade, a todas as manobras de trasfega nos depósitos de origem e de destino, é remunerado justamente? 

Claro que não. 

Hoje em dia, quem tenha encargos com uma casa de família e tenha que pagar renda, água, luz, gás, internet/televisão/telefone, alimentação (poupando muito), transportes, etc., depois de liquidar estas contas, não fica com um cêntimo para o mês seguinte.

O grande problema em Portugal é que a grande maioria dos governantes nunca trabalharam na vida. Eles não sabem o que é lutar todos os dias para garantir o estatuto de "pobre remediado" para poder viver com um mínimo de dignidade e ter acesso a duas refeições simples diárias. Se soubessem o que é trabalhar 10/12 horas diárias, no duro, saberiam dar valor a quem trabalha.

Mas não são só os motoristas de veículos de transporte de matérias perigosas que estão mal pagos. Infelizmente, a grande maioria dos trabalhadores portugueses está nessa situação. Os governantes esbanjam milhões em projectos que só a eles interessam, saqueiam o erário público constantemente através de esquemas mafiosos e fraudulentos mas quando se trata de pagar um salário justo aos trabalhadores, inventam todo o tipo de dificuldades, quando em causa estão apenas dois ou três milões de euros!

As lutas dos enfermeiros, dos professores, dos motoristas da carris, do metro, das Forças de Segurança, dos militares, dos médicos e de todos os outros trabalhadores portugueses, são para mim absolutamente justas, independentemente do mal-estar e transtornos que me possam causar, porque sei o que é viver com uma importância semelhante, sem qualquer aumento desde 2006 (!!!) e, por incrível que pareça, recebendo menos cerca de 130 euros, relativamente ao montante com que me reformei em 2006 (!!!)

Acho que os governantes portugueses deviam ter vergonha por tratarem tão mal os trabalhadores portugueses, autênticos escravos, muito mal remunerados (roubados) para eles poderem enriquecer da noite para o dia e gozarem com a nossa cara todos os dias.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

AVISOS DE "BOM COMPORTAMENTO"

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

Embora tardiamente, registo com muito agrado a iniciativa dos dirigentes encarnados de dirigirem avisos de "bom comportamento" aos adeptos que se deslocam ao estádio da Luz, para evitar que o Clube seja constantemente castigado pelas instâncias que regem a disciplina no futebol a nível nacional e internacional.

Está mais que provado que há figurões, para não lhes chamar outra coisa, que só estão bem a fazer asneiras e, a esses, é necessário fazer um controlo apertado e, se necessário, proibi-los de assistir aos jogos. Não se pode permitir que um qualquer fanático da bola ponha em causa o bom nome dos Clube e os obrigue a pagar por actos que só a eles deviam ser imputados.

Esta iniciativa é louvável porque, muito provavelmente, esses figurões, depois de ouvirem repetidas vezes, através da instalação sonora, para não deitarem objectos para o relvado, para não usarem objectos pirotécnicos, para não utilizarem termos racistas e tantos outros avisos, sintam um pouco mais de desconforto para praticar esse tipo de actos condenáveis.

Adepto que não se comporte decentemente nos estádios, deve ser proibido de lá entrar e, se for caso disso, também deve prestar contas à justiça.

O Benfica, como grande Instituição que é, deve estar sempre na vanguarda dos bons exemplos. O Clube só tem a ganhar.


domingo, 14 de abril de 2019

DE FINAL EM FINAL ATÉ AO MARQUÊS DE POMBAL!!!


Terminada a 29ª jornada do Campeonato Maior do futebol português, ficam agora a faltar 5 jornadas para se ficar a conhecer o Campeão. O Benfica reassumiu a liderança à 24ª jornada, com uma brilhante vitória em casa do rival Futebol Clube do Porto e, desde então, tem mantido a liderança, embora com os mesmos pontos dos azuis e brancos, porque na 25ª jornada, a jogar em casa contra Belenenses SAD, os encarnados não foram além de um empate (2-2) e perderam os 2 pontos que tinham adquirido de vantagem na jornada anterior.

O jogo Benfica/Belenenses deveria ter terminado com uma vitória folgada e, no entanto, devido a dois erros clamorosos, um do guarda redes Vlachodimos e outro do defesa Ruben Dias, duas ofertas escandalosas, o jogo terminou empatado. O Belenenses não merecia o resultado mas como o futebol não é uma ciência exacta, tudo pode acontecer. Só uma curiosidade: nas quatro jornadas seguintes, o Belenenses, em 12 pontos possíveis, conquistou apenas 3.

Mas o Campeonato está difícil e o Benfica tem que demonstrar nos restantes 5 jogos uma grande superioridade sobre os seus adversários e construir resultados folgados que possam compensar os eventuais erros de arbitragem que lhe causem prejuízo, pois se assim não for, está sujeito a sofrer amargos dissabores e ser relegado para o segundo lugar.

No jogo desta noite contra a aguerrida equipa do Vitória de Setúbal, uma vez mais o Benfica saiu prejudicado. Aos 59 minutos de jogo, não foi assinalada uma grande penalidade sobre Rafa Silva e o que é ainda mais desconcertante e caricato, é que lhe foi exibido o cartão amarelo, por pretensa simulação! Com este erro clamoroso, o jogador foi injustamente afastado do próximo jogo, numa altura em que se encontra em grande forma e é, sem dúvida, uma mais valia na equipa do Benfica.

Mas o árbitro voltou a estar em destaque aos 86 minutos quando assinalou uma grande penalidade contra o Benfica, cometida por Ruben Dias, numa situação em que, sinceramente, não devia ser falta, uma vez que o toque com a mão na cara do adversário se dá quando o jogador está em queda e, por conseguinte, sem qualquer intenção de agredir o adversário. Isto é a prova do que tem vindo a acontecer durante toda esta época: contra o Benfica, na dúvida há que penalizá-lo. A favor do Benfica, há que beneficiar o adversário. É pena que assim seja. A arbitragem devia ser absolutamente isenta e contribuir para a verdade desportiva.

Faltam 5 finais, tal como diz Bruno Lage e as finais são para vencer. O título está ali quase ao virar da esquina, é só mais um esforço, mais um arreganhar de dentes, para não permitir nenhuma ultrapassagem. Os Benfiquistas só já pensam nas comemorações do Marquês de Pombal. Eu também acredito.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

BODAS DE OURO!!!

5.4.1969 - 5.4.2019 = 50 ANOS DE CASAMENTO!

É evidente que eu sou de outros tempos. Eu até nasci a meio do século passado. Já vivi uma boa parte dos anos que Deus me destinou mas continuo com muita vontade de viver. Também já fiz e vi coisas que na minha juventude jamais imaginei. A ciência e as tecnologias têm evoluído de uma forma colossal! Todos os dias há novidades! Actualmente, já nada é como no tempo em que me criei. O Mundo está completamente revolucionado mas nem tudo evoluiu para melhor.

Vem este introito a propósito do quinquagésimo aniversário do meu casamento. Caramba! Estou casado com a mesma mulher, com a mulher que escolhi para minha companheira, há 50 anos! 600 meses, 18.250 dias e 438.000 horas! 

É claro que estes números, comparados com a existência do mundo e até do posterior aparecimento da vida humana, não chega a ser um minúsculo pozinho de areia, invisível à vista desarmada; mas para o que se conhece da relação matrimonial da actual civilização, não deixa de ser um feito que cada vez é mais raro.

Todos sabemos que actualmente o casamento não chega a criar raízes porque da sua génese não fez parte o principal ingrediente: a verdadeira amizade ou o amor, como vulgarmente se denomina essa ligação entre uma mulher e um homem. Hoje, a maior parte dos casamentos baseia-se em mesquinhas superficialidades e interesses diversos que nada têm a ver com a verdadeira finalidade de um casamento que é viver em harmonia, uma vida a dois e constituir família, criar e educar os filhos e depois acompanhar e ajudar a cuidar dos netos.

Hoje o mundo já não funciona assim, já ninguém faz planos para viver toda a vida com o mesmo parceiro(a). Uma estatística da PORDATA, diz que em Portugal há 70 divórcios por cada 100 casamentos.

Pois bem, neste dia 5 de Abril de 2019, quero dar os parabéns a mim próprio e à minha esposa e companheira de sempre e para sempre, por termos sido capazes de realizar esta tão longa viagem juntos e, ao mesmo tempo, conciliar a nossa vida profissional com o dever e a responsabilidade de ser pais e avós.

Depois destes 50 anos de casamento, não podia deixar de pedir a Deus que continue a ser magnânimo para connosco e nos conceda a saúde e a lucidez necessárias para percorrermos com dignidade a derradeira etapa das nossas vidas.