A Caixa Futebol Campus, conhecida como Academia do Seixal foi criada para receber e formar jovens jogadores, para depois poderem alimentar as equipas dos diversos escalões de futebol, desde os iniciados até à equipa principal.
Simultaneamente, a criação da Academia teve também como objectivo gerar mais valias para ajudar a equilibrar as contas do Clube, vendendo em cada época um, dois ou três jogadores. Esse objectivo tem sido alcançado mas em minha modesta opinião, em muitos casos, os negócios não têm sido bem sucedidos, vendendo jovens atletas com muito talento por verbas que logo a seguir foram duplicadas e até triplicadas, em benefício dos Clubes que os compraram a preços de saldo.
Fazer venda de jogadores com cláusulas de opção de compra por verbas irrisórias, faz com que aconteçam, irremediavelmente, casos como os de Jovic e Cristante, ambos chamados à Selecção dos seus Países e avaliados, neste momento em 60/70 milhões, um verdadeiro euromilhões para os clubes que os negociaram, visto que o Benfica deu aos Clubes a quem os emprestou a opção de compra por meia dúzia de milhões de euros.
O Benfica tem que acautelar a venda das suas pérolas formadas na Academia, tanto mais que esta começa a ter fama mundial, mercê das prestações fabulosas de Bernardo Silva no Manchester City, Cancelo na Juventus, Gonçalo Guedes no Valência, Nelson Semedo no Barcelona e mais um conjunto de 5/6 jogadores a jogar na Europa. Para além disso, há neste momento a jogar na equipa principal mais um conjunto de jogadores de excelente qualidade que já estão a ser cobiçados pelos grandes Clubes europeus, casos de João Félix, Ruben Dias, Ferro, Florentino e Gelson Fernandes.
O Benfica não pode continuar a fazer saldos na venda das suas pérolas e, por outro lado, deve recusar receber jogadores dos Clubes com quem faz negócios de venda de jogadores, para dar oportunidade aos jogadores da formação de chegarem à equipa principal.
A Academia só fará verdadeiramente sentido se o objectivo for a formação de jovens jogadores para alimentar as equipas dos diferentes escalões de futebol, até à equipa B e equipa principal e evitar a compra de jogadores.
A Academia tem potencial para formar jogadores capazes de fazerem sucesso na equipa principal. Acabem com a compra de jogadores de valia duvidosa e acreditem nas pérolas do Seixal.
1 comentário:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor
Autor,
Para ser Sincero, devo dizer que, os verdadeiros objectivos de tudo isto, não os sei nem os sabemos.
Não é, por acaso que, pelo menos meia dúzia de Presidentes, para atingirem a presidência dos Clubes, até parecem os Políticos Portugueses a lutarem pelos lugares, com todos os Privilégios que representam, associados aos mesmos.
Agora, temos que concordar que, de uma maneira ou de outra, pelo menos o SLB, devido a estas más decisões, tem perdido Milhões de Euros.
Com alguns e bons Jogadores que tem comprado e com todas as preciosidades da Academia, num computo geral, continuam a não ser vistos resultados equivalentes a estes negócios.
Como maior Clube Português, já era tempo de fazer mais.
A nível interno, assim, assim. A nível externo, tem sido uma autentica desgraça!
Apesar de muitas promessas, alguma coisa está mal, no Reino da Luz.
Laranjeiro, 26-04-2019
Enviar um comentário