terça-feira, 17 de setembro de 2024

BRUNO LAGE VOLTOU PARA RECUPERAR O PRESTÍGIO PERDIDO

 

Confesso que tenho simpatia pelo homem e pelo treinador Bruno Lage na medida em que é uma pessoa educada e demonstrou enquanto treinador do Benfica uma grande alma benfiquista mas também uma postura de grande desportivismo, fazendo análises sérias e honestas ao comportamento da equipa benfiquista mas também dos adversários, chegando a admitir que o adversário jogou melhor.

Tenho simpatia por Bruno Lage porque também acho que foi injustiçado ao ser despedido depois de ter sido brilhantemente campeão e nunca ter proferido qualquer queixa ou azedume relativamente à Instituição Benfica e aos seus dirigentes. É por tudo isso que considero Bruno Lage um gentleman.

Agora que está de volta, vai ter oportunidade de demonstrar que é um bom treinador, pondo a equipa a jogar bom futebol e a conquistar títulos.

Mas para que isso aconteça, Bruno Lage tem que construir uma equipa guerreira em que os seus jogadores são solidários e nunca dão um lance por perdido, jogando todos para o colectivo e nunca para o indivitual. A bola tem que circular com rapidez e os jogadores têm que ter grande mobilidade, procurando espaços livres para receber e trocar a bola. Os jogadores têm que correr tanto ou mais que os adversários e os lances de bola dividida são para ganhar. Na hora de atirar à baliza, a bola deve ser endossada para o jogador que está em melhor posição, sem ganância mas com a devida ponderação e espírito de equipa.

Por outro lado, o balneário também é importante e não pode haver jogadores destabilizadores. Se isso acontecer, devem ser imediatamente postos na linha e se for necessário, afastados do grupo.

Desejo a Bruno Lage toda a sorte do mundo neste seu regresso e que o Benfica volte a ser aquela equipa forte a nível nacional e internacional.

A NATUREZA É IMPLACÁVEL!!!!!!

 


Portugal está de novo a arder e os fogos estão a consumir milhares de hectares de floresta, terrenos agrícolas, casas de habitação, equipamentos industriais, agrícolas e outros e o que é ainda mais trágico, também a ceifar vidas humanas.

Todos os anos é este inferno, numa luta desigual de combate aos fogos, entre a força do homem e a força da natureza e o resultado é sempre o mesmo: o homem pouco mais pode fazer do que tentar evitar que não haja perda de vidas humanas e que os fogos não cheguem aos locais onde residem as pessoas.

De facto, a natureza é implacável: enquanto em Portugal e noutros países da Europa e do Mundo os fogos lavram incessantemente, noutra regiões do Globo caem chuvas torrenciais que inundam cidades vilas e aldeias que matam pessoas e põem em perigo de vida milhares de outras.

Perante as forças da natureza, o homem não passa de um minúsculo pigmeu, incapaz de fazer frente aos fogos, às tempestades, aos terramotos e aos tsunamis. Um terramoto de grau 7 ou 8 na escala de richter derruba prédios, estradas e autoestradas, em segundos, que o homem demorou anos a construir.

E, depois, o homem é teimoso, não aprende com as trágicas lições que a natureza lhe dá. Pedrógão Grande foi uma imensa tragédia mas os governantes portugueses pouco fizeram de então para cá, no sentido de não serem cometidos os mesmos erros.

E quando assim é, as tragédias voltam a repetir-se e, com elas, muitas mais pessoas acabam por sofrer os efeitos desse desleixo, o que parece estar a contecer por estes dias em Portugal: muita área ardida, casas, animais, equipamentos e também, infelizmente, pessoas mortas.

A NATUREZA é IMPLACÁVEL mas o homem ainda torna as coisas mais trágicas porque teima em não respeitar a Natureza.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

MAIS 5 PERIGOSOS CADASTRADOS QUE SE EVADIRAM DAS CADEIAS PORTUGUESAS!!!


 Nos últimos 14 anos, fugiram das prisões portuguesas 160 criminosos, uma média anual de 11 fugitivos. 

Pelo que li e vi na imprensa escrita e falada, trata-se de criminosos muito perigosos de várias nacionalidades, inclusivé portuguesa que cumpriam penas de prisão muito pesadas.

Tratando-se de um estabelecimento prisional de alta segurança, custa acreditar que estes 5 homens se tenham evadido em pleno dia e contornado de forma tão fácil os diversos obstáculos até chegarem ao muro exterior onde tinham à sua disposição uma escada facultada por alguém que os esperava do lado de fora, desaparecendo de imediato num carro de marca mercedes.

O Estabelecimento prisional de Vale de Judeus em Alcoentre é considerada uma prisão de alta segurança, ali se encontrando a cumprir penas os maiores criminosos julgados em Portugal. Como é possível que estes cinco perigosos cadastrados tenham fugido tão facilmente?

A resposta para a maioria dos portugueses só pode ser uma: esta fuga teve a colaboração de gente dentro e fora do estabelecimento prisional. De fora, já sabemos que houve efectivamente ajuda, faltará agora apurar quem é que fechou os olhos no interior da prisão.

Costumo ouvir dizer que o dinheiro é uma tentação muito grande para muita gente e, de facto, em muitas circunstâncias ele pode corromper e comprar muita coisa proibida, inclusivé a liberdade de perigosos criminosos.

Que as autoridades façam rapidamente o seu trabalho não só para capturar os criminosos fugitivos mas também para punir aqueles que lhes facilitaram a fuga.


domingo, 1 de setembro de 2024

SLB - RESCISÃO DEMASIADO TARDIA COM O TREINADOR ROGER SCHMIDT


O Benfica acaba de despedir o treinador Roger Schmidt devido aos maus resultados obtidos, visto que à quarta jornadas já perdeu 5 pontos e a equipa pratica um mau futebol, incaracterístico, denotando que os jogadores andam um pouco perdidos em campo, como que desconhecendo as funções que cada jogador deve desempenhar dentro das quatro linhas ao longo do tempo de jogo.

Esta demissão chegou tardia e pode muito bem ter consequências nefastas quanto aos objectivos que se esperam da equipa nas diversas competições em que vai participar nesta época 2024/2025, nomeadamente o Campeonato, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Liga dos Campeões.  

Se nos lembrarmos do imenso fracasso que foi a época desportiva anterior, em todas as competições em que participou, Roger Schmidt devia ter sido despedido no final da época, já que não ganhou nada e, pior do que isso, não conseguiu construir uma equipa que ao menos praticasse bom futebol. 

O Presidente do Benfica cometeu um enormíssimo erro ao não despedir o treinador e ainda conseguiu agravar muito mais a situação ao renovar com Schmidt mais dois anos de contrato. Creio que nesta atitude ficou bem vincada a falta de experiência do Presidente que foi de facto um grande jogador mas tem demonstrado não ser um bom dirigente.

Roger Schmidt não tem categoria para treinar nenhum Clube da Primeira Liga e muito menos o grande Benfica, o melhor e maior Clube português e um dos maiores do mundo. Foi um erro gravíssimo não ter despedido o treinador no final da época e agora, devido à renovação do contrato, o Benfica vai ter que pagar uma choruda indemnização.

Fala-se agora no retorno de Bruno Lage. Mas vamos lá a ver, o Bruno Lage não foi despeddo à segunda jornada por ter averbado duas derrotas, depois de na época anterior ter sido campeão? Será que esta aposta vai dar certo? 

Pessoalmente não desgosto da aposta por ser um treinador que conhece muito bem o Clube e, para além disso, sabe aproveitar os jovens da formação encarnada com sucesso e esse particular aspecto é uma grande mais valia.

Não sou o Presidente do Clube nem sou treinador e, por isso mesmo, vou confiar na escolha da Direcção do Clube esperando que dê certo.