segunda-feira, 25 de novembro de 2024

CELEBRADO PELA PRIMEIRA VEZ, 49 ANOS DEPOIS, O 25 DE NOVEMBRO!


Uma grande parte da população portuguesa, por ser jovem ou ainda nem sequer ter nascido, não viveu o 25 de Novembro de 1975, nem as suas causas e os mais velhos, aqueles que o viveram e conheceram as suas causas, muitos deles, por razões ideológicas, não estão interessados em explicar correctamente os mais jovens porque aconteceu o confronto militar do 25 de Novembro que pôs em confronto as forças que defendiam a consolidação da democracia e aquelas que pretendiam instalar um regime comunista.

O período que decorreu entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975 foi dominado pelo partido comunista que através do PREC (Processo Revolucionário Em Curso), levou a cabo ocupações selvagens, pilhagens, sequestros, perseguições e até assassinatos. Foi um período louco em que o comunismo avançou de forma célere em Portugal mas felizmente, as forças militares que saíram vitoriosas do confronto de 25 de Novembro, acabaram com o PREC e com o sonho dos comunistas de fazer de Portugal uma colónia balnear da União Soviética.

O reconhecimento que hoje foi atribuído oficialmente ao 25 de Novembro de 1975, é mais que merecido e só peca por tardio. Sem a vitória das forças democráticas no 25 de Novembro de 1975, hoje não teríamos liberdade nem democracia, estaríamos sob o jugo de um regime autocrático em que a liberdade e a democracia seria uma miragem, à imagem do que se passa na Rússia.

Hoje, como à quarenta e nove anos, as forças da extrema esquerda e algumas de esquerda, continuam a não dar releevância ao 25 de Novembro e nos discursos comemorativos proferidos na Assembleia da República, fizeram questão de vincar essa sua posição.

Pela minha parte que vivi todos esses acontecimentos que levaram ao confronto militar do 25 de Novembro, não posso deixar de dar os parabéns às forças políticas que fizeram aprovar a sua celebração.

Sem comentários: