terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O MELHOR DO MUNDO É PORTUGUÊS

Que extraordinário feito do jogador português Cristiano Ronaldo que ao longo da época 2007/2008 ganhou todos os prémios que havia para ganhar!
Tão inequívoca e brilhante actuação dissipou, desde logo, todas as dúvidas, naqueles que iriam participar na votação final, atribuindo-lhe, por larga margem, a vitória.

Cristiano Ronaldo é um vencedor nato porque é muito exigente consigo próprio e deseja fazer sempre mais e melhor.

É um grande exemplo para os jovens de todo o Mundo mas especialmente para os seus compatriotas, a quem Cristiano Ronaldo demonstrou que quando a ambição e o querer são tão grandes como o sonho, não há barreira que impeça o mais comum dos mortais de o conseguir.

Cristiano Ronaldo é um atleta de eleição, um perfeccionista que ama a sua profissão e sente grande prazer a praticá-la.

Essa sua forma tão responsável e séria de encarar a profissão, proporcionou-lhe, aos 23 anos de idade, ganhar todos os prémios mais importantes a que um jogador aspira no mundo do futebol, de forma muito convincente, sempre a grande distância do segundo classificado.

O título de melhor jogador do Mundo, a maior e mais ambicionada distinção para um futebolista, foi também indiscutível, tão grande foi a diferença de votos entre ele e o segundo classificado.

Cristiano Ronaldo tem tudo para continuar instalado nos lugares cimeiros do futebol mundial e a ganhar os mais apetecidos prémios, desde que continue a ser exigente consigo próprio, respeite a sua profissão e seja bafejado pela sorte quanto a lesões complicadas.

Em termos de responsabilidade, Cristiano Ronaldo deu mais uma lição na noite em que era consagrado como o melhor do Mundo quando respondeu a uma pergunta do jornalista se ia comemorar pela noite fora: "não tenho tempo para grandes comemorações, porque tenho que ir já para o aeroporto pois na quarta-feita tenho um jogo importante onde quero participar".

No futuro, sempre que a sua profissão lho permitisse, gostaria de ver Cristiano Ronaldo associado a grandes eventos sociais, em todo o Mundo. A enorme projecção e prestígio mundial que o seu nome alcançou deve ser rentabilizado em favor de Organizações Humanitárias que se dedicam a minorar o sofrimento de milhões de pessoas. Conhecendo a sua forma de estar na vida, não tenho dúvidas que Cristiano Ronaldo saberá dar os passos necessários nesse sentido.

Quero também nesta crónica deixar registadas as palavras de Xavi, um grande jogador e profissional de futebol que quando o jornalista lhe perguntou se pensava um dia ser eleito o melhor do mundo, respondeu com a pureza e a simplicidade de uma criança: "na minha opinião foi um prémio muito justo para Cristiano Ronaldo, claro. Se eu poderei ganhar um dia? Sinceramente acho que jamais ganharei. Já foi uma honra estar aqui. O que se passa é que sou um jogador de equipa, de colectivo, é difícil distinguir-me ao ponto de merecer ganhar um troféu assim".

Sem comentários: