sábado, 11 de setembro de 2010

GUIMARÃES 2 - BENFICA 1


Rui Miguel festeja o 2º golo do Guimarães
.
A 4ª jornada da Liga Sagres, começou na Sexta-feira à noite, em Guimarães, com uma escandalosa arbitragem do árbitro internacional Olegário Benquerença, cuja actuação teve influência directa no resultado final.

O Benfica tem muita razão de queixa da actuação de Benquerença, de resto, useiro e veseiro a prejudicar os encarnados em muitas outras ocasiões.

Em Guimarães, o árbitro não sancionou duas grandes penalidades flagrantes a favor do Benfica e, pelo menos, em duas ocasiões impediu os lisboetas de marcar, anulando duas jogadas, por alegados foras-de-jogo que não existiram, quando Sá Viola e Cardozo estavam isolados, só com o guarda-redes vimarenense pela frente.
.
Estas foram incidências gravíssimas que penalizaram a equipa encarnada mas para além disso, vale a pena apreciar os critérios que presidiram à amostragem de tantos cartões amarelos (sete) aos atletas benfiquistas e à marcação de algumas faltas que só existiram na cabeça do árbitro.

Benquerença já prejudicou o Benfica de todas as formas e feitios e até já lhe "roubou" um golo que entrou na balizade Vitor Baía, em pleno Estádio da Luz. Aos mais esquecidos, lembro que no dia 17 de Outubro de 2004, o F. C. Porto venceu o Benfica por 1-0, sob a arbitragem habilidosa do Senhor (Mal)querença, depois de ter anulado um golo limpo de Peti, um tremendo frango de Vítor Baía que deixou escapar a bola mais de 40 cm para dentro da baliza mas que este mau juiz teve a pouca-vergonha de não considerar. Também nesse jogo, fingiu que não viu uma grande penalidade sobre Karadas e prejudicou a equipa lisboeta em lances capitais.

Com um historial de arbitragens tão vergonhosas, como é possível que este árbitro continue a poder dirigir jogos em que participe o Benfica?

Nos quatro jogos disputados, as arbitragens prejudicaram os encarnados, ficando algumas grandes penalidades por assinalar, verificando-se também uma preocupante dualidade de critérios que indicia uma forte má vontade contra o Clube lisboeta.

O certo é que neste momento, com quatro jornadas disputadas, o Benfica perdeu por três vezes, marcou 6 golos e sofreu outros 6. Não há memória de um início de campeonato tão desastrado e à 4ª jornada ocupa os últimos lugares, a 9 pontos do líder Futebol Clube do Porto.

À hora a que escrevo esta crónica já se sabe que o Olhanense empatou em Alvalade 0-0, estando a fazer um bom início de Campeonato. Por outro lado, a cerca de 10 minutos do final da partida entre Porto e Braga, o resultado é favorável aos portistas por 3-2.

Vamos ver quantas mais surpresas nos vai proporcionar este Campeonato, ao nível das arbitragens e não só... Aguardemos.

Sem comentários: