segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O CRIME NÃO COMPENSA


A ETA surpreendeu as autoridades espanholas ao anunciar unilateralmente um cessar-fogo e ao declarar que quer decidir livre e democraticamente o futuro.

Estamos a falar de uma Organização que foi fundada em 1959 e que luta pela independência de sete regiões no Norte de Espanha e no Sudoeste de França, com o objectivo de fundarem uma pátria Basca.A luta desta Organização foi violenta e sangrenta e ao longo do tempo fez dezenas de atentados que vitimaram próximo de um milhar de pessoas. Ao longo dos anos fez vários anúncios de cessar-fogo mas acabou sempre por não cumprir.Nos últimos anos, a Organização tem vindo a perder importância e protagonismo e uma boa parte dos seus quadros encontra-se na cadeia a cumprir penas muito pesadas, em resultado da perseguição que as autoridades espanholas lhe têm movido.

Será este pedido de cessar-fogo autêntico ou pelo contrário obedece a uma estratégia já anteriormente seguida de ganhar tempo para se poder reorganizar?

Acho que as autoridades espanholas têm todo o direito de desconfiar da intenção da ETA e não levarem a sério esta declaração, precisamente por ser feita no momento em que se encontra terrivelmente fragilizada e provavelmente querer ganhar tempo.

Usar a violência para reivindicar o que quer que seja, não faz sentido. Ainda que no começo a ETA contasse com a simpatia de uma parte das pessoas residentes nas regiões reivindicadas, a verdade é que, com o tempo, a organização foi perdendo esse precioso apoio, pois essas populações cansaram-se de uma guerra sem sentido e de ver morrer tanta gente inocente.

Tivesse a ETA enveredado por uma intervenção pacífica de índole política, por exemplo, e tivesse, ao mesmo tempo, investido os milhões gastos na luta armada, em operações de solidariedade para com os mais desfavorecidos dessas mesmas regiões e, provavelmente, a ETA em vez de estar enfraquecida, estaria muito mais forte.

Quem com ferros mata, com ferros morre. Ou ainda: ninguém faça mal esperando que lhe venha bem. São provérbios populares muito sábios que deviam merecer uma séria reflexão por parte de de quem se propõe alcançar objectivos à custa de fazer mal aos outros.

O crime não compensa. Nunca compensa. A ETA, está provavelmente agora a chegar a essa conclusão, depois de tantos anos a praticar horrores, matando inocentes e destroçando famílias.

Há também um ditado que diz: nunca é tarde para se arrepiar caminho. Porém, no caso da ETA, mais valeria que os seus actuais dirigentes acabassem com a sigla e começassem uma vida nova, desta vez sem armas e com a cara bem descoberta, reconquistando com actos e atitudes dignas, todos aqueles que lhe voltaram as costas e condenaram os seus crimes.
.
Oxalá o seu anúncio de cessar fogo seja efectivamente para valer.



Sem comentários: